Opinião
Mister Marcelo goes to Washington
É assustador pensar que Trump nunca tinha ouvido falar em Ronaldo. Uma coisa é não acreditar no aquecimento global, outra é não conhecer Ronaldo. É uma assustadora falta de conhecimento do mundo em que vivemos.
Seguiu-se a habitual conversa na sala onde estão uns bustos e, aí, Marcelo continuou a fazer "bullying" a Trump. Depois de Trump ter dito que o filho gosta de futebol e que Portugal tem estado bem no Mundial da Rússia, Marcelo informou o PR dos EUA que existe uma pessoa chamada Cristiano Ronaldo, o melhor jogador de futebol do mundo, e é português. É assustador pensar que Trump nunca tinha ouvido falar em Ronaldo. Uma coisa é não acreditar no aquecimento global, achar que, se calhar, a terra é plana, etc., outra é não conhecer Ronaldo. É uma assustadora falta de conhecimento do mundo em que vivemos. Aposto que se ele quiser saber quem é o Cristiano, basta ir ao histórico do computador da Melania.
De seguida, o nosso PR deu uma lição de história a Trump, relembrou que Portugal foi o primeiro país a reconhecer a independência dos EUA e que foi ele que ajudou a fazer a Constituição de Portugal. Trump estava à beira de um esgotamento com tanta informação. Parecendo que não, o Presidente dos Estados Unidos já tem uma certa idade e não tem o arcaboiço da rainha de Inglaterra.
Depois, Trump discursou sobre a sua política e Marcelo foi abanando a cabeça a fazer que não discretamente. Foi mortal. Até António Costa ficou arrepiado: "Se ele se lembra de fazer isto comigo...!"
Marcelo deu um baile a Trump na Casa Branca, só não sei se foi boa ideia Marcelo ter dito a Trump que existem cerca de um milhão e meio de luso-americanos a viver nos EUA. Se ele topou que levou baile, já sabemos em quem se vai vingar. É fazerem as malas.
White House
1. Pastelaria Suíça, na Baixa lisboeta, vai encerrar brevemente - nesta notícia, o que não faz sentido é ainda chamar lisboeta à Baixa.
2. Pedro Santana Lopes rompe com o PSD e prepara novo partido - olhando para o que se tem passado, faria mais sentido ser o Rui Rio a fazer isto.
3. Novo cardeal diz que democracia portuguesa tem de ser "aprofundada" - verdade. Temos de ser mais laicos e não ligar ao que dizem os cardeais.
4. Marcelo anuncia que receberá Presidente da China em Portugal no final do ano - podíamos fazer uma amnistia como nas visitas do Papa e não pagar a conta da EDP nesse mês.
5. Câmara de Lisboa disponível para acolher imigrantes do navio Lifeline - desde que não atraquem no porto de cruzeiros... que dá mau aspecto.