Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
28 de Novembro de 2014 às 10:04

"Eu sempre disse"

O primeiro jornal onde vi a notícia da detenção de Sócrates foi o Sol. Como estava assinado pela Felícia Cabrita, pensei: atenção que ela é meio maluca, é preciso verificar se o Sócrates é acusado de ser o estripador de Lisboa

  • 30
  • ...

 

O primeiro jornal onde vi a notícia da detenção de Sócrates foi o Sol. Como estava assinado pela Felícia Cabrita, pensei: atenção que ela é meio maluca, é preciso verificar se o Sócrates é acusado de ser o estripador de Lisboa. O "drama" estendeu-se pela noite e passou-me pela cabeça que ainda se ia descobrir que tinha sido um engano do Citius: "Era a ex-do PM, não era o ex-PM!". Depois, vendo as imagens da SIC (do carro a passar), pus a hipótese de ser uma grande campanha publicitária da Citroën, do género - "e se os seus maiores desejos se tornassem reais". Ou um anúncio de Natal dos Gato. Não fosse a PT estar como está, era possível. Toda esta minha admiração vinha do facto de ser um ex-PM a ser preso, apesar de ser aquele. Tenho de confessar que acredito tanto na nossa justiça como no Sócrates. Seja como for, só imaginava Passos a cantar: "Uma da manhã, ei, bem bom. Duas da manhã, ei, bem bom, etc ".


Para começar, se Sócrates adiou a vinda, obviamente já sabia que o esperavam. Aposto que trazia um pijama por debaixo do fato. Depois de confirmada a prisão preventiva, a minha grande dúvida continua a ser a mãe do Sócrates: se está viva, não devia estar detida? E se tiver falecido também, que o superjuiz não brinca.


Ao longo destes anos, a única característica que apreciava, e invejava, em Sócrates, era a capacidade de enfurecer a direita. Falar no Jerónimo e no Louçã, não adiantava, não os chateava. Nunca percebi porque um tipo de direita, como o Sócrates, os enfurecia mais que os comunistas. Tios, avós, mães, pais, primos, amigos, quase todos tinham uma raiva escarlate ao falso engenheiro, sustentada por escândalos em jornais e uma coisa que vinha lá de dentro, e que não via desde os tempos do PREC. Eu gostava de os ver furiosos. Agora, tiraram-me isso. Como é que eu vou suportar a ceia de Natal?! Como é que eu vou chatear o taxista?! Como é que eu dou cabo de um jantar de amigos que estava a correr tão bem?! É um mundo de ser do contra que se desfaz. É o fim da minha vida social!


Mas é pior para o PS de Costa. Ele está como nas cheias de Lisboa, "não pode fazer nada" mas, agora, toda a "narrativa" da dívida fica em causa. "Ai, a culpa foi do chumbo do PEC4 e do PSD... ". "Isso foi o que disse aquele que está preso! É tudo mentira!". O ex-PM deixou mal muita gente e encheu de orgulho os "eu sempre disse", como, por exemplo, o arquitecto Saraiva. Só por isso, Sócrates devia ser preso para sempre. Digo-te só dois nomes, Sócrates: Camilo Lourenço! Ao menos, fugias enquanto ele fosse vivo. E ainda falta o pior - eu bem vos disse - de todos. O Aníbal!


No meio disto tudo, e pelo que se conhece, dá a sensação de que Sócrates é um bandido de trazer por casa, que não conhece a figura da permuta de casas ou a bondade dos depósitos de um Jacinto Leite Capelo Rego. Deve ter tirado o curso de gatuno num domingo. Na minha cabeça, custa a acreditar que um indivíduo que esteve metido em tantas fizesse um plano tão tosco e fácil de apanhar. A minha teoria é outra. Há uma cabala. Uma cabala engendrada por Sócrates. Ele chegou na sexta à noite para ter de passar o fim-de-semana na cadeia (lembram-se do gosto pela vitimização?). Foi ele que montou isto tudo para aparentar que foi apanhado, só para, no fim de tudo, ter uma explicação simples, e processar o Estado, 10 jornais e ficar a viver à nossa conta em Paris até ao fim dos seus dias. Aquele sorrisinho não me engana.

 

 

_______________________

 

TOP 5
Évora


1 JN: "Novo salário mínimo engorda subsídio de Natal". Engorda?! Eu diria: gravidez histérica.


2 Empate na votação para a liderança nacional do Bloco de Esquerda: Se for resolvido no braço-de-ferro, a Marisa Matias é favorita.


3 Caso Sócrates: Octapharma diz estar disponível para colaborar com autoridades - e oferece 1000 caixas de lexotan ao juiz Carlos Alexandre.


4 Público: "Cavaco convence fundo dos Emirados a visitar Portugal para estudar investimento" - "convence"?! Deve ter oferecido garrafas de vinho.


5 Soares: "Isto é uma malandragem daqueles tipos que actuam, mas que não fizeram nada". Soares é o tipo do anúncio que tosse quando os outros estão todos a fazer barulho de mastigar pipocas - schiiiiuu!

 

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio