Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
05 de Dezembro de 2014 às 09:56

1001 comissões de inquérito a Camarate para ver antes morrer

Segundo notícias que ninguém desmente, "a comissão de inquérito retoma os trabalhos em Janeiro". Desta vez, têm a ajuda de arqueólogos do museu do Cairo.

  • 15
  • ...

 

Segundo notícias que ninguém desmente, "a comissão de inquérito retoma os trabalhos em Janeiro". Desta vez, têm a ajuda de arqueólogos do museu do Cairo.


Todos os anos, quando chega o Inverno, é esta chatice. Será que ainda não há uma vacina contra a comissão de inquérito a Camarate? A comissão de inquérito a Camarate é o "Sozinho em Casa" da Justiça. A minha solução era apertar um bocadinho com o motorista do Sócrates e resolver isto de vez. Ou uma mais radical, ao estilo daquele filme, o clássico, "Highlander": Caso Maddie e Caso Camarate vão defrontar-se numa batalha final - There can be only one, OK? Ou então um jogo de futebol de cinco: Casal McCann e amigos contra quadragésima oitava comissão do Caso Camarate. Quem perder, enterra o assunto.


O Caso Camarate já é um dos grandes mistérios da humanidade, ao nível dos ídolos da Ilha da Páscoa, as Linhas de Nazca ou a compra dos submarinos portugueses. Mais importante que uma comissão de inquérito, Camarate já faz parte do Museu do Ar. E, neste Natal, está decidido, vou oferecer o livro "1001 Comissões de Inquérito a Camarate para ver antes de morrer".


Eu desconfio das pessoas que pertencem a esta comissão (as que estão vivas e as que, entretanto, já partiram). Tenho a sensação que o "Maria, vou para a comissão de inquérito de Camarate" é o golfe desta malta. É a desculpa para saírem de casa. Por outro lado, as mulheres, já devem estar fartas desta mania: "Maria, vou sair. Vou jogar poker com os amigos e depois vou a um bar de striptease rebentar a massa em gajas". "Tu não mintas, César Paulo. Tu vais mas é para uma comissão de inquérito ao caso Camarate!" "Estás louca. Isso está morto e enterrado. Há dois anos que não vejo 'cartoons' do Cid. Vou mesmo às prostitutas." "Bem. Se me apareces em casa a cheirar a fuel e com uma asa de Cessna, ponho-te na rua, César Pedro." "César Paulo". "Desculpa, foi o corrector".


Na minha modesta opinião, Camarate foi um acidente e a estátua a Sá Carneiro no Areeiro foi um atentado. Eu, a explicar Camarate aos meus filhos enquanto passo no Areeiro, é mais ou menos: "a bomba era tão potente que nunca encontraram o resto do corpo da estátua". Acho que nunca homenagearam como deve ser a data do acidente/atentado. Fizeram, há pouco, aquela homenagem com o drone da Marinha e ficou por aí. Mas não me esqueço que, um dia, ouvi de um taxista: "Somos um país de incendiários, até tivemos um primeiro-ministro que ia deitando fogo a Camarate…"


Conclusão final, se é normal Passos não se lembrar do que fez há 15 anos, é a altura de encerrar o caso Camarate. Arquive-se.

 

 

__________________________________

 

Top5
Comissões de inquérito


1 Ricardo Salgado é ouvido a 9 de Dezembro na comissão de inquérito - lá para a tardinha, que de manhã vai correr.


2 Novo Banco tem activos de mais de 70 mil milhões euros - já podem pagar o que devem aos que enganaram ao balcão. Ainda são os mesmos e tudo.


3 António Costa pediu silêncio ao congresso para que a actriz Maria do Céu Guerra lesse os nomes das 34 mulheres que foram mortas este ano - próximo congresso do PP encerra com João Braga a declamar os nomes de Paco Bandeira, Carrilho, etc.


4 Passos Coelho: "Não há esquerda nem direita, há bom governo e mau governo" - respectivamente.


5 Oferta de 14 milhões de euros a Salgado foi "espírito de solidariedade e entreajuda" - "É para pagares a caução e o resto para comprares qualquer coisa para ti". O que é que se dá a quem já tem tudo? Um cheque disco/livro de 14 Milhões de euros.

 

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio