- Partilhar artigo
- ...
Doces conventuais não faltam em Évora e o guloso Pão de Rala é um deles, cuja receita foi encontrada num manuscrito do século XVIII, redigido pelas irmãs do Mosteiro de Santa Clara de Évora. A receita terá sido cedida às Clarissas pelas irmãs do Convento de Santa Helena do Calvário, e contém ingredientes como amêndoa, gemas, doce de gila, fios de ovos e ovos-moles. Especiarias, casca de limão e até chocolate poderão entrar nesta equação doceira que toma a forma de uma broa redonda.
Para provar as doçarias conventuais, existem umas quantas pastelarias especializadas na cidade, como a própria Pão de Rala ou a Fidalgo, bem como a casa Doces Conventuais do Alentejo, que, no ano passado, foi premiada pelo melhor Pão de Rala no Concurso de Doçaria Conventual e Tradicional.
Cultura Sociedade Harmonia Eborense
Tem 169 anos e resiste. O resumo frio pode ser este para uma associação cultural sem fins lucrativos que "conta com um intenso trabalho colectivo, que lhe permite abrir as portas diariamente", oferecendo acesso gratuito a actividades desde a área da música, ao cinema, teatro, literatura, entre outras, como especifica a SHE. Nos últimos 20 anos, a nova filosofia de abertura da casa (que chegou a funcionar quase como clube privado) permitiu que a sociedade civil colaborasse na construção de uma arte e cultura colectivas. A associação ocupa desde 1902 o edifício do antigo Palácio dos Estaus (anteriormente, Estalagem Real), na icónica Praça do Giraldo. Grande parte da sua actividade foi reservada a uma elite cultural local, que acendia a discussão política e experimentava o teatro. Já no século XXI, a SHE passou a apostar nas artes e nas portas abertas (aos sócios, é certo) ocupando um lugar de experimentação e assumindo-se, assim, como alternativa às instituições mais tradicionais.