Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Standard & Poor’s pode cortar “rating” da CGD

A agência de notação financeira manteve esta sexta-feira a classificação da dívida de longo prazo do banco, em ‘BB-’, mas colocou-a sob vigilância negativa.

Cátia Barbosa/Negócios
Negócios 20 de Setembro de 2013 às 18:14
  • 4
  • ...

A Caixa Geral de Depósitos viu o seu “rating” confirmado esta sexta-feira, 20 de Setembro, pela S&P, em ‘BB-’ para a dívida de longo prazo e em ‘B’ para a de curto prazo. No entanto, a agência colocou estas classificações em “credit watch” com implicações negativas, “no seguimento de idêntica acção sobre o ‘rating’ de longo prazo da República Portuguesa no dia 18 de Setembro de 2013”, refere a entidade financeira em comunicado à CMVM.

 

Já ontem a agência tomou a mesma decisão de colocar sob vigilância negativa as notações da Parpública e do Metro de Lisboa.

 

Estas acções seguem-se à ameaça feita na quarta-feira, de poder cortar no curto prazo o “rating” de Portugal, devido à deterioração da perspectiva que a agência tem da dívida soberana do País.

 

A S&P sublinhou que no caso de o desempenho orçamental ficar “aquém do estimado”, os planos de reforma falharem, o apoio oficial começar a faltar ou as tensões políticas aumentarem e conduzirem a atrasos no Orçamento do Estado para 2014 ou nas revisões do programa de ajustamento, pode cortar a notação do país.

 

Actualmente a S&P mantém o “rating” de Portugal em “BB”, que é o segundo nível do chamado “lixo” – ou seja, quando já se encontra na categoria de grau especulativo.

Ver comentários
Saber mais Standard & Poor’s rating CGD
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio