Notícia
OpenAI já vale 157 mil milhões de dólares após nova ronda de financiamento
A participar na ronda de financiamento contaram-se várias gigantes da tecnologia, como a Nvidia e a Microsoft - que aliás já tinha investido 13 mil milhões de dólares na criadora do ChatGPT.
A OpenAI, empresa de renome no universo da inteligência artificial (IA), afirmou ter angariado um total de 6,6 mil milhões de dólares (5,9 mil milhões de euros ao câmbio atual) numa ronda de financiamento liderada pela Thrive Capital, de Joshua Kushner, cunhado de Ivanka Trump, filha do ex-presidente dos EUA, Donald Trump.
Este financiamento avalia a gigante da IA em 157 mil milhões de dólares (140,6 mil milhões de euros) e representa um dos maiores investimentos privados de sempre, o que faz da OpenAI uma das três maiores startups apoiadas por capital de risco. A dimensão do investimento sublinha a crença da indústria tecnológica no poder da IA, mas também o apetite pela investigação que permite o seu avanço.
A participar nesta ronda contaram-se várias gigantes tecnológicos, como a Nvidia, que como o Negócios noticiou no final de agosto, já tinha planeado investir na empresa. A Microsoft - que já investiu 13 mil milhões de dólares na startup - também participou. Alista de investidores globais inclui o SoftBank Group e a nova empresa de investimento em tecnologia MGX, com sede em Abu Dhabi. De fora ficou a Apple, que apesar de ter estado envolvida nas negociações, acabou por não avançar.
A última avaliação da criadora do ChatGPT tinha sido feita em fevereiro e então o valor da empresa alcançou os 80 mil milhões de dólares. Nesta altura a empresa tornou-se no terceiro unicórnio mais valioso do mundo, a seguir à ByteDance, dona do Tik Tok, e à SpaceX, de Elon Musk. Oito meses depois, a empresa já vale cerca do dobro. JDF