Notícia
Ronda de financiamento liderada por Jeff Bezos avalia fabricante suíça de robôs em 100 milhões de dólares
A empresa fundadora do robô "watchdog", a Swiss-Mile, deverá levantar cerca de 20 milhões de dólares de investidores, o que levará a empresa a ser avaliada em 100 milhões de dólares.
A aposta do fundador da gigante Amazon em empresas de inteligência artificial (IA) tem dados frutos. Desta vez, a fabricante suíça de robôs Swiss-Mile está a caminho de receber uma avaliação de mais de 100 milhões de dólares após uma ronda de financiamento iniciada por Jeff Bezos.
Agora, a criadora do "robotic mule" e o "robotic watchdog" espera levantar cerca de 20 milhões de dólares por parte dos investidores. Entre os principais nomes está o fundo da Amazon destinado à inovação, o Bezos Expeditions (que gere os investimentos pessoais do magnata) e a Hongshan (antiga Sequoia Capital China).
Na lista de financiadores está ainda a europeia Armada Investiment e a Linear Capital, segundo avança a Bloomberg citando fontes conhecedoras do tema.
Com sede em Zurique, a Swiss-Mile pretende que os seus robôs criados através de inteligência artificial "aliviem" os humanos de tarefas árduas ou "tediosas", através da autonomia com rodas e pernas, projetados para carregar e monitorar atividades/ações.
O sistema de IA trabalha com sistemas ligados à neurologia, que ensina computadores a processar dados de forma semelhante ao cérebro humano. Os protótipos mais conhecidos conseguem andar no trânsito da cidade, evitar obstáculos e subir degraus.
Este não é o único investimento em IA e robótica que Jeff Bezos fez desde o início do ano. Em fevereiro, o ainda presidente da Amazon injetou 100 milhões de euros na startup Figure AI, que é ainda apoiada pela OpenAI e a Microsoft. Bezos financiou também a Perplexity AI e a Agility Robotics, que tem "bots" em testes num dos armazéns da retalhista.