Notícia
Mitsubishi Outlander regressa à Europa
A Mitsubishi revelou esta quarta-feira, em Madrid, em estreia europeia, a quarta geração do utilitário-desportivo (SUV) familiar Outlander, que regressa à Europa depois de alguns anos de ausência.
Desenhado sob o conceito de produto ‘I-Fu-Do- Do’, que significa ‘autêntico e majestoso’, o novo Outlander mede 4,719 metros de comprimento e apresenta uma distância entre eixos de 2,704 m.
Exterior ousado e distinto, o Outlander apresenta uma dianteira com a tradicional assinatura da marca Dynamic Shield, enquanto de lado revela linhas musculada. Na secção traseira, o estilo hexagonal esculpido exprime força e a posição horizontal das luzes reforça a perceção de imponência.
No habitáculo, sobressai a qualidade típica do fabrico japonês e uma atenção meticulosa aos detalhes, com uma seleção apurada de cores e materiais. O painel de bordo de linhas horizontais valoriza um universo digital, com um ecrã de 12,3 polegadas com instrumentação numérica frente ao condutor e um ecrã tátil do mesmo tamanho na parte superior da consola central. A ‘interface’ da navegação é de origem TomTom.
A nível de multimédia, a Mitsubishi colaborou com a Yamaha, empresa de referência no setor de áudio, para criar um sistema de som topo de gama – Dynamic Sound Yamaha Premium e o Dynamic Sound Yamaha Ultimate –, com 8 ou 12 altifalantes, que proporciona uma experiência sonora imersiva para todos os ocupantes.
Sistema híbrido ‘plug-in’ de nova geração
Mecanicamente, o novo Outlander embarca uma motorização PHEV completamente revista, o que permitiu aumentar a sua autonomia em modo elétrico.
Com 306 cv de potência combinada, o sistema híbrido associa um motor a gasolina de 2.3 l e quatro cilindros com 136 cv e 203 Nm de binário, dois motores elétricos de elevada potência e uma bateria de iões de lítio maior, bem como uma transmissão ‘shift-by-wire’ para aumentar a potência relativamente ao modelo da geração anterior em cerca de 40%.
A bateria de propulsão, com uma capacidade total de 22,7 kWh, permite conduzir durante uma maior distância em modo elétrico e evitar ligar o motor de combustão. De acordo com o teste oficial WLTP, o modo exclusivamente EV alcança uma autonomia de até 87 km.
Além das típicas capacidades de um SUV do segmento D, o novo Mitsubishi Outlander PHEV possui uma ampla gama de sistemas avançados de segurança passiva e ativa e sistemas inovadores de assistência à condução. Vem equipado também com o sistema inteligente S-AWC (Super All Wheel Control), que visa maximizar a tração independentemente da situação, sete modos de condução selecionáveis para corresponder às condições e necessidades do condutor.
O novo modelo será produzido na fábrica de Okazaki, no Japão, a partir do final deste ano e chegará a Portugal em março de 2025. Terá preços a rondar os 44/45.000 euros mais IVA, próximos do seu principal concorrente o Toyota RAV 4 PHEV.
200 mil unidades vendidas
O antecessor do novo modelo vendeu 200 000 unidades na Europa desde a sua introdução em 2013 e conquistou inúmeros prémios, fruto de um reconhecimento generalizado pela sua excelência e pioneirismo na associação do conceito SUV à tecnologia PHEV.
Esta quarta geração do Outlander e a segunda iteração do veículo híbrido ‘plug-in’ tira partido das sólidas bases do modelo que o antecedeu, oferecendo novos níveis de inovação aos clientes europeus.
A Mitsubishi é representada em Portugal pelo Grupo Astara.
Negócios em Madrid, a convite da Mitsubishi