Notícia
Canadá isenta fabricantes automóveis dos EUA de tarifas desde que fiquem no país
Medida anunciada pelo Canadá determina que o número de veículos isentos de tarifas que uma empresa está autorizada a importar dos EUA será reduzido se houver uma diminuição na produção ou no investimento no país.
O Canadá vai permitir que os fabricantes automóveis importem um determinado número de veículos isentos de tarifas desde que continuem a produzir no país, depois de, na semana passada, ter retaliado com contratarifas aos carros "made in USA".
O anúncio, feito esta terça-feira, traz um certo alívio a empresas como a General Motors ou a Stellantis que, apesar de terem fábricas de montagem no Ontário, ainda transacionam um volume significativo de carros dos Estados Unidos para o Canadá.
Segundo um comunicado das Finanças do Canadá, o número de veículos isentos de tarifas que uma empresa está autorizada a importar será reduzido se houver diminuição na produção ou no investimento no país.
Outra medida anunciada pelo governo do primeiro-ministro, Mark Carney, prende-se com a concessão de um adiamento, por seis meses, das tarifas sobre as importações de produtos dos Estados Unidos que são utilizados no Canadá no fabrico, processamento e embalagem de alimentos e bebidas, bem como emdeterminados artigos relacionados com a saúde pública e segurança nacional.
As isenções vão aliviar as empresas que dependem de bens norte-americanos para a sua própria competitividade, bem como instituições críticas, como hospitais ou departamentos de bombeiros.
"Desde o primeiro dia que o governo reagiu com força e determinação às tarifas injustas impostas pelos Estados Unidos aos produtos canadianos. Continuamos a apoiar os trabalhadores e as empresas do Canadá. Hoje, estamos a dar às empresas e entidades canadianas mais tempo para ajustarem as suas cadeias de abastecimento e tornarem-se menos dependentes dos fornecedores dos Estados Unidos", diz o ministro das Finanças, François-Philippe Champagne, citado na mesma nota.
"Vai ajudar a tornar a nossa economia mais forte e resiliente", reforçou.
O Canadá impôs contratarifas de 25% aos Estados Unidos - afetando bens no equivalente a 43,3 mil milhões de dólares, segundo a Bloomberg - além de um conjunto adicional sobre alguns automóveis fabricados no país vizinho.