Notícia
Crescimento do aeroporto de Lisboa abranda no primeiro trimestre
Mais de 13,7 milhões de passageiros viajaram pelos aeroportos nacionais entre janeiro e março. Madeira e Faro foram os que mais cresceram.
O movimento de passageiros no aeroporto Humberto Delgado cresceu apenas 1,4% no primeiro trimestre deste ano, em termos homólogos, somando mais de 7,6 milhões, de acordo com dados avançados esta terça-feira pela Vinci Airports, dona da ANA.
Segundo o grupo francês, até março o conjunto dos aeroportos portugueses registou um acréscimo de 2,4% de passageiros, face ao mesmo período de 2024, para um total de mais de 13,7 milhões.
Nestes três meses, os aeroportos da Madeira foram os que mais cresceram, 6,7%, totalizando 1,1 milhões de pessoas, seguindo-se o de Faro, que apurou um aumento de 4% dos passageiros, que somaram mais de 1,2 milhões. Os Açores viram o número de passageiros subir 3,4% neste período – para 532 mil -, enquanto no Porto o acréscimo foi de 2,6%, num total de 3,2 milhões. Segundo a Vinci, "os aeroportos do Porto e de Faro registaram níveis de tráfego elevados, graças ao aumento da oferta da Ryanair e da Transavia".
Em janeiro deste ano, o número de passageiros transportados de e para os aeroportos portugueses tinha crescido 6% em termos homólogos, enquanto em fevereiro registou-se um recuo de 0,4%. Em março a subida foi de 2%, sendo que fevereiro de 2024 teve 29 dias e a Páscoa no ano passado celebrouse ainda em março, ao contrário deste ano.
Pela rede de aeroportos do grupo francês passaram nestes três meses cerca de 73 milhões de passageiros, o que representa mais 4 milhões (ou 6%) do que em 2024.