Notícia
S&P mantém “ratings” dos quatro grandes bancos gregos
A agência de notação financeira confirmou a classificação das quatro principais instituições financeiras helénicas, mas com “perspectiva negativa”.
A Standard & Poor’s manteve a notação ‘CCC’ (nível que recai na terceira categoria de lixo, ficando a apenas uma categoria do incumprimento) do National Bank of Greece, Eurobank Ergasius, Alpha Bank e Piraeus Bank. No entanto, a perspectiva é negativa, o que significa que poderá vir a cortar a classificação destas entidades.
A decisão foi hoje anunciada, depois de anteontem, 5 de Dezembro, a S&P ter cortado o “rating” da dívida soberana de longo prazo da Grécia para SD, que corresponde a Selective Default – incumprimento selectivo.
A agência assinalou que se estas quatro grandes entidades helénicas tiverem participado – tal como tinham anunciado - no programa de recompra de dívida posto em marcha pelo governo grego (e que terminou hoje às 17h de Lisboa), registarão “perdas económicas” nas suas carteiras de dívida soberana. No entanto, a S&P espera que os bancos continuem a receber “apoio suficiente” por parte do Fundo de Estabilidade Financeira da Grécia, de modo a cumprirem as exigências de capital.
Assim, “a nossa confirmação do ‘rating’ reflecte também a nossa previsão de que a liquidez destes bancos não sofrerá uma grande deterioração”, salientou a agência no seu relatório.