Notícia
Standard & Poor's reduz nota da Grécia para “incumprimento selectivo”
A agência de notação financeira Standard and Poor's (S&P) reduziu hoje a nota atribuída à dívida soberana da Grécia para "incumprimento selectivo", a um nível da situação de incumprimento, noticia a AFP.
Esta redução da nota grega ocorre quando a Grécia começou um complexo programa de compra da sua própria dívida, para desbloquear a ajuda dos seus financiadores.
A empresa de 'rating' já tinha atribuído esta nota à Grécia, em Fevereiro, antes de a subir um grau, para CCC, em maio. Mas em agosto atribuiu uma perspectiva negativa ao país, o que deixava antever uma possível degradação na notação durante os meses seguintes.
O incumprimento selectivo significa que a agência considera que a Grécia já não pode cumprir parte das suas obrigações de pagamento da dívida.
Epicentro da crise na Zona Euro, a Grécia continua à espera de um contributo vital para as suas finanças de cerca de 44 mil milhões de euros, que está bloqueado há meses pelos seus financiadores, da União Europeia e Fundo Monetário Internacional.
De acordo com um compromisso alcançado em Bruxelas, em 27 de Novembro, a Grécia lançou um programa de compra da sua própria dívida, cujos primeiros resultados são esperados em 13 de Dezembro.