Notícia
Prestação mensal da casa pode subir quase 300 euros
Prestações mensais da casa podem aumentar centenas de euros até ao verão de 2023 pela subida das Euribor.
A prestação mensal do crédito habitação pode subir 300 euros se Euribor a seis meses chegar a 2%, segundo simulações feitas pela Deco Proteste para o Expresso e divulgadas pelo semanário nesta sexta-feira, 3 de junho.
As taxas Euribor estão a subir de forma marcada, depois de vários anos em valores negativos e de terem atingido mínimos históricos em dezembro de 2021. Este movimento deve manter-se nos próximos meses e é o resultado do endurecimento da política monetária do Banco Central Europeu (BCE), pressionado pela escalada da inflação na zona euro.
Assumindo uma subida da taxa a seis meses semelhante ao que está a acontecer com a taxa a três, uma família com um empréstimo de 150 mil euros com um spread de 1% e cuja prestação tenha sido revista em janeiro, vai pagar mais 160 euros por mês até julho do próximo ano (altura em que a Euribor a seis meses deverá rondar 1,67%). E, num cenário em que a Euribor a seis meses atinja 2%, o aumento na prestação chega aos 187 euros. Para um empréstimo de 250 mil euros e um spread de 1,5%, o aumento na prestação que tenha sido revista em janeiro chega aos 278 euros em julho do próximo ano, atingindo 324 euros se a Euribor chegar aos 2%.