Notícia
Juros em alta ligeira um dia após troca de dívida
Os juros da dívida pública portuguesa no mercado secundário estão em alta ligeira. Isto um dia depois de o Tesouro português ter realizado uma operação de troca de dívida, na qual adia para 2017 e 2018 o reembolso de mais de seis mil milhões de euros em dívida.
Os juros da dívida pública no mercado secundário estão a registar uma subida ligeira em todos os prazos. A dois anos, os juros sobem 7,3 pontos base para os 3,326%. Na maturidade a cinco anos, os juros exigidos pelos investidores para trocarem dívida entre si, avançam 5,7 pontos base para 4,883%. A dez anos, os juros sobem 4,9 pontos base para 5,908%.
Os juros da dívida pública revelam assim uma tendência de alta ligeira um dia após o Tesouro português ter realizado uma operação de troca de dívida, a segunda desde que o País iniciou o programa de assistência económica e financeira.
A operação realizada ontem, dia 3 de Dezembro, foi vista, quer pelo Executivo português quer pelos analistas, como bem sucedida. A operação era de cariz voluntário e os investidores aceitaram trocar mais de 6,6 mil milhões de euros que vencia em 2014 e 2015.
No total, Portugal tinha – antes da operação – de reembolsar cerca de 28 mil milhões de euros nos próximos dois anos. Com o adiamento do reembolso de mais de seis mil milhões de euros em dívida, nos próximos 24 meses Portugal terá de reembolsar os investidores em pouco mais de 20 mil milhões de euros. Os investidores que aceitaram participar na operação de troca de dívida desta terça-feira vão assim ser reembolsados em 2017 e 2018.
O facto desta operação ter sido considerada como bem sucedida deixa mais longe o cenário de segundo resgate a Portugal, uma vez que reduz as necessidades de financiamento do Tesouro nacional nos próximos anos, que terá assim de recorrer menos ao mercado.