Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

StartUP Voucher vai regressar no próximo ano, anuncia IAPMEI

O projeto de apoio a startups em projeto embrionário está de volta. José Pulido Valente fez o anúncio na Web Summit mas não se comprometeu com montantes - só que pretende criar mais 300 empresas em Portugal.

Após a denúncia de um empresário ao Negócios, o IAPMEI reconheceu que tem “constrangimentos pontuais de tesouraria”.
Mario Cruz/Lusa
14 de Novembro de 2024 às 15:38
  • ...

José Pulido Valente anunciou esta quinta-feira, num dos palcos da Web Summit, que o IAPMEI vai relançar o programa "StartUP Voucher" já no início do próximo ano. O líder da Agência para a Competitividade e Inovação não se comprometeu com valores – só afirmou que iria, pelo menos, ter o mesmo montante da versão anterior –, mas espera que o programa ajude a criar 300 novas empresas em Portugal.

A terceira edição do programa ocorreu entre 2019 e 2022 e, de acordo com José Pulido Valente, financiou mais de 800 projetos criados por jovens entre os 18 e os 35 anos de idade, que resultaram na criação de 250 novas empresas.

Os apoios foram dados através de vários instrumentos durante a fase preparatória dos projetos e a duração dos mesmos variavam entre os 4 e os 12 meses. Cada ideia recebia 691,70 por mês – com um prêmio de concretização que poderia chegar aos 2 mil euros. Para além de apoios monetários, o programa compreendia ainda o acesso a uma rede de mentores e assitência técnica. 

O relançamento do programa foi anunciado numa conversa da Web Summit intitulada "Unlocking innovation for entrepreneurial success", que pretendia descobrir o segredo do ecossistema de empreendedorismo português. O presidente do IAPMEI comprometeu-se, através da instituição, a continuar a "criar as melhores condições para a identificação de ideias em áreas ligadas à tecnologia, que podem vir a ser adotadas pelo ecossistema empresarial". 

"Este compromisso envolve, não só a promoção de programas e instrumentos que encoragem mais iniciativas, mas também a mobilização de ecossistemas, incluindo incubadoras, mentores e universidades", explicou José Pulido Valente, antes de enumerar uma série de apois institucionais que permitiram transformar ideias em empresas nos últimos anos.

Notícia atualizada às 16h02

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio