Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Juros da dívida portuguesa em alta após entrega do Orçamento do Estado

Os juros da dívida pública portuguesa no mercado secundário estão a subir. A subida é mais expressiva nos prazos mais curtos mas, ainda assim, a dez anos as "yields" estão em torno dos 3,4%. Ontem, foi apresentado o Orçamento do Estado para 2015 e o Governo prevê reduzir as suas necessidades de financiamento.

Bruno Simão/Negócios
  • 8
  • ...

Os juros da dívida pública portuguesa estão a subir no mercado secundário esta quinta-feira, 16 de Outubro. A subida é mais expressiva nos prazos mais curtos. A dois anos, as "yields" da dívida pública portuguesa somam 24,7 pontos base para 1,035%, o valor mais elevado desde Julho deste ano, de acordo com a informação disponibilizada pela Bloomberg.

 

A cinco anos, os juros exigidos pelos investidores para trocarem dívida entre si avançam 21,8 pontos base para 2,200% e a dez anos crescem 13,1 pontos base para 3,417%, o valor mais elevado desde Agosto deste ano.

 

Esta quarta-feira, 15 de Outubro, o Governo entregou na Assembleia da República a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano. O documento prevê que as necessidades líquidas de financiamento diminuam em 2015 face a este ano. Em obrigações do Tesouro o Governo vai emitir pouco mais de 5 mil milhões de euros. "Em 2015, prevê-se uma diminuição das necessidades líquidas de financiamento face ao ano anterior em cerca de 4,3 mil milhões de euros, justificada pela redução do défice orçamental e da aquisição líquida de activos financeiros, com o valor conjunto destas rubricas a fixar-se em torno de 11,0 mil milhões de euros", refere o documento entregue esta quarta-feira no Parlamento.

 

Para satisfazer estas necessidades, a principal fonte de financiamento líquido deverá concentrar-se na emissão de dívida de médio e longo prazo. O Governo estima um contributo de cerca de 5,4 mil milhões de euros (emissões brutas de 12 mil milhões de euros) de Obrigações do Tesouro.

 

"Yields" de Espanha e Itália em alta

 

Os juros da dívida pública de Espanha e de Itália estão igualmente a subir no mercado secundário. Contudo, a subida é menos expressiva que a dos juros portugueses. No caso da dívida espanhola, os juros exigidos pelos investidores para trocarem dívida a dois anos somam 9,3 pontos base para 0,514%. A cinco anos, as "yields" avançam 13,7 pontos base para 1,068% e a dez anos crescem 11,9 pontos base para 2,234%.

 

Já no que diz respeito aos juros da dívida italiana a dois anos verifica-se um crescimento de 16,2 pontos base para 0,698%. A cinco anos, as "yields" crescem 14,9 pontos base para 1,297% e a dez anos crescem 13,2 pontos base para 2,554%.

Ver comentários
Saber mais juros da dívida pública mercado secundário Portugal Espanha Itália Orçamento do Estado necessidades de financiamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio