Notícia
Gaspar: Emissão de dívida foi um “grande sucesso”
Ministro das Finanças ficou agradado com a adesão dos investidores. Procura por títulos de dívida portuguesa a dez anos mais do que triplicou a oferta. A taxa de juro da primeira colocação de dívida de longo prazo desde o pedido de intervenção externa deverá ficar em redor de 5,6%.
O ministro das Finanças afirmou hoje, em Bruxelas, que a emissão de dívida a dez anos foi um "grande sucesso", salientando que a procura superou a oferta em "mais do que três vezes".
"A operação foi um grande sucesso, os livros estão praticamente fechados e existe um excesso bastante considerável da procura sobre a oferta", afirmou Vítor Gaspar citado pela agência Lusa, à margem de uma conferência a decorrer em Bruxelas.
"A procura excedeu a oferta em mais do que três vezes, o que quer dizer que tivemos mais de nove mil milhões de euros de procura pelos nossos títulos a dez anos", precisou o governante.
Fontes disseram à Bloomberg que o preço oferecido pelo IGCP foi definido em 400 pontos-base acima da taxa de mercado, cinco pontos abaixo do prémio inicialmente ponderado. Os “initial price thoughts” (indicações preliminares de preço) eram de 405 pontos-base acima das taxas de mercado (“midswaps”).
As “midswaps” a 10 anos estão em 1,56%, devendo notar-se que a emissão tem maturidade em Fevereiro de 2014, quase 11 anos. Ou seja, o IGCP terá proposto pagar uma taxa implícita a rondar os 5,6%.