Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mudanças no pagamento do IUC "podem facilitar a vida das pessoas"

Helder Pedro considera positivas as alterações que o Governo vai introduzir ao pagamento do Imposto Único de Circulação. "Ajuda as pessoas a estarem preparadas", diz.

  • ...

O Governo vai alterar a forma de pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC), deixando a liquidação de estar associada ao mês da matrícula do carro. É uma "facilitação" que é bem vista pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP) que, ao Negócios, destaca também pela positiva a possibilidade de ser pago em parcelas.

"Tínhamos outras propostas", diz Helder Pedro, mas "esta é uma medida de facilitação em termos do imposto" que famílias e empresas têm de suportar. O secretário-geral da ACAP defende, por isso, que pode vir a "facilitar a vida às pessoas".

"Ajuda as pessoas a estarem mais bem preparadas. Assim, não são apanhadas de surpresa. Sabe-se que é no final do ano", refere, numa referência ao facto de, até agora, o pagamento do IUC ser feito no mês da matrícula do carro. Atualmente, um carro que tenha sido comprado e matriculado em janeiro obriga à liquidação do IUC até ao dia 31 deste mês.

Famílias e empresas vão ter mais tempo para pagar o IUC, mas também vão deixar de ter de liquidar o valor todo de uma só vez. De acordo com o programa de simplificação fiscal do Governo, para valores de IUC mais elevados, superiores a 100 euros, poderá ser requerido o pagamento em duas prestações, algo que hoje em dia não é possível. 

Helder Pedro destaca também como positiva essa "facilidade de poder ser repartido [o valor do imposto] acima dos 100 euros". Passa a ser "igual ao IMI", compara o secretário-geral da ACAP que, contudo, remata: mas "o custo continua" a existir.

Ver comentários
Saber mais carros impostos IUC governo fiscalidade automóveis ACAP
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio