Notícia
Financiamento às empresas aumenta. Menos crédito para as famílias
As novas operações de crédito às empresas aumentaram no mês de Novembro, sobretudo das companhias de maior dimensão. Pelo contrário, o financiamento aos particulares diminuiu.
Os dados do Banco de Portugal, publicados esta terça-feira, revelaram que foram concedidos 3.103 milhões de euros às empresas, em Novembro. Este montante representa um crescimento de 14,04% face ao mês anterior e significa uma recuperação depois da queda registada em Outubro.
Este aumento apenas foi possível devido à evolução registada nas novas operações com valor superior a um milhão de euros. Neste segmento, a subida dos novos créditos concedidos foi significativa, superou os 49% e foi suficiente para compensar a queda de 8,42% das novas operações de empréstimo de valor inferior a um milhão de euros.
Mas se as empresas conseguiram obter mais crédito junto dos bancos, o mesmo não se passou com as famílias. Os particulares conseguiram menos empréstimos tanto na habitação, como no consumo e outros fins. Foram concedidos 199 milhões de euros para a compra de casa, menos 6,13% do que no mês anterior. Esta foi a primeira descida depois de dois aumentos consecutivos.
As novas operações de crédito ao consumo ascenderam a 233 milhões de euros, o que significa um decréscimo de 4,51% face a Outubro. Já no segmento de outros fins (educação, energia e empresários por conta própria), os particulares captaram 167 milhões de euros no penúltimo mês do ano. Um montante em 27,7% inferior a Outubro. Foi aqui que a descida foi mais expressiva.