Notícia
Novos contratos no crédito ao consumo crescem 2,9% em Outubro
O crédito para comprar carro novo e usado continua a aumentar, confirmando os sinais de retoma no sector, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal.
Os novos contratos de crédito aos consumidores subiram perto de 3% em Outubro, face ao mês anterior, com os novos empréstimos para comprar carro a liderarem as subidas no mês.
Foram registados 111.471 novos contratos de financiamento ao consumo, em Outubro, enquanto em Setembro este número se ficou pelos 108.336 novos contratos, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal.
O crédito para a compra de automóvel continua a revelar uma recuperação no sector. Os novos empréstimos para comprar carro usado com recurso à locação financeira ou ALD cresceu 31,5%, face ao mês anterior.
Apesar do maior crescimento ser visível nos novos contratos para financiar a compra de automóvel, o crédito aumentou em todas as categorias. O crédito para a Educação, Saúde, Energias Renováveis e Locação Financeira de Equipamentos avançou 13%. Ainda assim, em termos homólogos cai mais de 25%.
O montante para financiamento também registou uma evolução positiva, ao crescer 9,2%, para 398.023 milhares de euros.