Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Só o crédito automóvel aumentou em Novembro

O Banco de Portugal revelou, esta quinta-feira, os dados relativos à concessão de crédito ao consumo, em Novembro. Apenas no segmento do crédito automóvel se verificou um crescimento do montante concedido.

Miguel Baltazar/Negócios
15 de Janeiro de 2015 às 12:33
  • 2
  • ...

Depois de dois meses consecutivos de subida, o número de novos empréstimos ao consumo caiu. Em Novembro, foram contraídos 106.435 novos contratos de crédito ao consumo, o que representa uma descida de 4,52% face ao mês anterior, segundo os dados do Banco de Portugal. Face ao mesmo mês do ano anterior, a queda foi superior a 10%.

 

No total, foram concedidos mais de 370 milhões de euros. Um valor também inferior aos 398 milhões de euros financiados um mês antes. Contudo, supera os 349,9 milhões emprestados em Novembro do ano passado.

 

A tendência negativa verificou-se em praticamente todos os segmentos de crédito. A excepção foi a modalidade de locação financeira ou ALD para automóveis novos e usados. No primeiro caso, foram emprestados cerca de 243 milhões de euros, mais 1,2% do que em Outubro. No segundo caso, o valor total dos financiamentos ascendeu a 5,1 milhões de euros (aumento de 0,1% face a Outubro).

 

Ainda no que diz respeito ao financiamento automóvel, a modalidade com reserva de propriedade e outros para carros usados caiu 12,8% para os 61,7 milhões de euros. Já no caso dos automóveis novos cedeu 9,7% para os 25,9 milhões de euros.

 

Mas o maior recuo mensal foi sentido no crédito pessoal com as finalidades de educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos. A queda chegou aos 35% para os 2,57 milhões de euros.

 

Para outros créditos pessoais sem finalidade específica foram emprestados 171,5 milhões de euros, menos 4,2% do que no mês anterior. No caso dos cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes e facilidades de descoberto a queda foi de quase 9% para os 78,8 milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais crédito consumo empréstimos Banco de Portugal automóvel crédito pessoal cartões de crédito
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio