Notícia
BCE só facilita termos de TLTRO se dados económicos piorarem
A próxima operação de refinanciamento à banca está marcada para 11 de Dezembro. Apenas se os próximos dados económicos voltarem a dar sinais de desaceleração é que o BCE poderá alterar os termos desta operação.
Só com piores dados económicos é que o Banco Central Europeu (BCE) poderá melhorar as condições de acesso à próxima operação de refinanciamento destinada às empresas (TLTRO, na sigla anglo-saxónica). A informação está a ser veiculada esta segunda-feira, 3 de Novembro, pela Reuters que cita fontes ligadas ao processo. O próximo TLTRO está marcado para 11 de Dezembro.
Em causa estão as declarações do JPMorgan. O banco de investimento norte-americano adiantou na semana passada que o BCE poderia reduzir em 10 pontos-base a taxa de juro destas operações para facilitar o acesso das instituições bancárias a este programa.
Uma eventual alteração poderá ser anunciada na próxima quinta-feira, 6 de Novembro, após a reunião mensal da instituição. Antes, a 4 de Novembro, são conhecidas as previsões económicas da Comissão Europeia, que incluem as perspectivas de crescimento económico e da taxa de inflação relativas à União Europeia.
Pelo menos três bancos portugueses deverão participar no próximo TLTRO, marcado para 11 de Dezembro, de acordo com o inquérito ao sector sobre o mercado de crédito realizado pelo Banco de Portugal.
No primeiro TLTRO, os bancos financiaram-se em 82,6 mil milhões de euros. Um montante que ficou a menos de metade das estimativas dos analistas, quando estavam disponíveis 400 mil milhões de euros, segundo os resultados comunicados pelo BCE a 18 de Setembro.
As operações refinanciamento à banca foram anunciadas em Junho por Mario Draghi (na foto). Esta foi uma das medidas anunciadas pelo presidente do BCE para estimular o financiamento da economia. As operações de TLTRO deverão decorrer até Junho de 2016.