Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco central do Brasil sobe juros para 10%

Taxas de referência estão a subir desde Abril. Decisão ficou em linha com as expectativas dos economistas, mas mereceu críticas da Confederação Nacional da Indústria.

Negócios 28 de Novembro de 2013 às 15:30
  • 2
  • ...

O Comité de Política Monetária (Copom) do Banco central do Brasil decidiu, nesta quinta-feira, 28 de Novembro, por unanimidade elevar a taxa de juro de referência (taxa Selic) em meio ponto percentual para 10%.

 

Depois de ter descido os juros para o mínimo de 7,25% em Outubro de 2012, a partir de Abril deste ano o banco central brasileiro começou a subir sucessivamente as taxas de referência para tentar conter as pressões inflacionistas, não obstante o arrefecimento da actividade económica. A inflação acumulada neste ano eleva-se a 5,5%, acima da meta de 4,5% fixada pelo banco central.

 

Os empresários não gostaram da decisão. Em comunicado citado pela “Folha de São Paulo”, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) refere que os investimentos ficam agora mais “inibidos”.

 

A confederação reconhece que o Copom deve continuar a acompanhar a evolução dos preços, mas defende que o combate à inflação deve ser feito sobretudo pelo Governo, através de uma política orçamental assente na contenção dos gastos públicos correntes.

Ver comentários
Saber mais Brasil juros inflação taxas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio