Notícia
RBS poupa mais de 100 milhões com recompra de dívida
Depois do Deutsche Bank em Fevereiro, agora foi a vez do RBS avançar para uma de recompra de dívida. O banco britânico investiu 2,3 mil milhões de libras na operação, que deverá gerar uma poupança superior a 100 milhões.
O banco britânico Royal Bank of Scotland gastou 2,3 mil milhões de libras (cerca de 2,9 mil milhões de euros) numa operação de recompra de obrigações , tendo recomprado dívida em libras, euros e dólares. Com a retirada destes títulos do mercado, o RBS deverá poupar 105,7 milhões de libras.
"A taxa global das ofertas de recompra foi de 43,5% com um total de 2,3 mil milhões de libras recomprados", revelou o RBS em comunicado. A instituição estava disposta a recomprar obrigações até um limite de 5,2 mil milhões de libras, mas o montante aceite pelos investidores foi menor.
Como resultado desta operação, o banco britânico revelou que irá reconhecer uma perda de 66,1 milhões de libras nos resultados do segundo trimestre. Contudo, antecipa uma poupança de 171,8 milhões em juros no período de vencimento das obrigações, que se estende até 2025. A perda inicial, acrescenta o RBS, deverá ser compensada passado dois a três anos.
Esta recompra de títulos pela instituição britânica surge depois de o Deutsche Bank ter levado a cabo uma operação semelhante. Em Fevereiro, o banco alemão recomprou 1,27 mil milhões de euros obrigações denominadas em euros. Um valor que ficou muito aquém dos mais de cinco mil milhões que se havia proposto a investir na operação.
Numa altura em que as taxas de juro no mercado são muito inferiores à média histórica, os emitentes de dívida – desde Estados a empresas – estão a aproveitar para refinanciar-se no mercado. Vários têm emitido nova dívida a taxas de juro mais baixas, recomprando depois títulos que representem custos mais elevados.