Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Porto e Sporting aliciam investidores com juro acima de 5%

As SAD do Porto e do Sporting vão arrancar no mesmo dia com uma emissão de obrigações no retalho. As semelhanças não se ficam pelas datas, pois o encaixe tem o mesmo propósito e os juros oferecidos superam os 5% em ambas as emissões.

06 de Maio de 2015 às 09:10
  • 10
  • ...

Porto e Sporting arrancam nesta quinta-feira com mais uma emissão de obrigações que remuneram os investidores com taxas de juro bem superiores às praticadas no mercado.

 

O período de subscrição das duas emissões arranca a 7 de Maio, mas as semelhanças entre as operações do Porto e Sporting não se ficam pelas datas. Os prospectos foram ambos publicados na noite de terça-feira, as duas SAD estão a efectuar estas emissões para reembolsar outras que estão prestes a chegar à maturidade e o juro oferecido supera os 5%.

 

Estas taxas comparam com os juros dos depósitos que a banca nacional está agora a oferecer, em redor de 1%, o que também espelha bem o maior risco associado a estes títulos que as SAD estão a colocar no mercado.

As SAD dos clubes habitualmente colocam estes títulos junto dos seus sócios e adeptos, daí que as emissões do Porto e do Sporting, apesar de lançadas na mesma altura, acabam por não concorrer entre si.

 

Porto emite 40 milhões

 

Mas também há diferenças, desde logo nos montantes envolvidos. A Porto SAD pretende emitir 8 milhões de obrigações com maturidade a três anos, com um preço de subscrição de 5 euros cada, pelo que o encaixe bruto da operação poderá ascender a 40 milhões de euros. Isto se a oferta não for aumentada, o que a cotada admite no prospecto da operação.

 

O objectivo do encaixe passa por reembolsar o empréstimo obrigacionista de 30 milhões de euros que chega à maturidade a 21 de Maio deste ano, bem como ao financiamento da actividade corrente.

A taxa de juro dos cupões é fixa e igual a 5%, ao ano, o que traduz uma taxa de rentabilidade buta de 5,0571%. Descontados os impostos, a taxa desce para 3,6287%.

 

Sporting paga juros mais elevados

 

Os juros oferecidos nas duas emissões supram os 5% brutos, mas a taxa oferecida pelo Sporting é mais elevada. De acordo com o prospecto da operação, a taxa de juro dos cupões é fixa e igual a 6,25%, ao ano, o que traduz uma taxa de rentabilidade buta de 6,34059% e líquida de impostos de 4,54581%.

 

A Sporting SAD está a colocar 6 milhões de obrigações, com uma maturidade de três anos, a 5 euros cada uma, o que permitirá um encaixe bruto de 30 milhões de euros.

 

Em caso de subscrição incompleta, o Millennium bcp e o Novo Banco, garantem a subscrição de 10 milhões de euros, "sendo que a Sporting SAD diligenciará junto das suas fontes habituais de financiamento com vista a obter os restantes recursos necessários para o cumprimento dos seus objectivos".

 

O encaixe da operação tem com objectivo o "financiamento da actividade corrente" do Sporting, mas grande parte servirá para reembolsar um empréstimo intercalar, no montante de 20 milhões de euros, que por sua vez já tinha servido para amortizar um empréstimo obrigacionista.

 

O período de subscrição das obrigações arranca a 7 de Maio e termina a 20 de Maio, sendo que os resultados da operação deverão ser conhecidos até final do mês.

 

Ver comentários
Saber mais Porto Sporting Sporting SAD Millennium Novo Banco
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio