Notícia
Moody's não mexe no rating de Portugal
A agência de notação financeira optou por não se pronunciar sobre Portugal esta sexta-feira, ao contrário do que estava calendarizado.
A informação foi prestada ao início da noite, através de comunicado colocado no site da instituição. Além de Portugal, também a Polónia, a Lituânia e o Kuwait, que poderiam assistir a mexidas na sua notação esta sexta-feira, viram adiada essa possibilidade.
A Moody’s tem actualmente uma classificação de Ba1 para Portugal, um nível abaixo de grau de investimento, considerado portanto especulativo, mas com perspectiva estável. Há cerca de um mês, a agência referia que este "outlook" incorporava "riscos de subida e de descida [de "rating"] genericamente equilibrados", acrescentando o peso da elevada dívida externa e pública do país.
A penalizar uma futura avaliação podem ainda estar factores exógenos, como o aumento da incerteza política na Zona Euro.
A próxima data em que a agência prevê pronunciar-se sobre o país é 5 de Maio deste ano. Depois disso, tem agendada outra possível intervenção a 1 de Setembro. Já entre as outras agências que acompanham a dívida portuguesa, a Fitch pode falar em Fevereiro, a S&P um mês depois e a DBRS - que garante o acesso de Portugal ao programa de compra de dívida soberana do BCE -, pode pronunciar-se a 21 de Abril.
(Notícia actualizada às 22:05 com mais informação)