Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Moody’s: Compra da Media Capital com impacto mínimo na dívida da Altice

A Moody’s estima que a compra da Media Capital leve a uma subida ligeira do rácio de endividamento da Altice. Parte da aquisição deverá ser financiada através de uma linha de crédito ‘revolving’.

Miguel Baltazar
17 de Julho de 2017 às 13:50
  • ...

Os analistas da Moody’s estimam que a compra da Media Capital por 440 milhões de euros tenha um impacto "moderado" nos rácios de endividamento da Altice. E esperam que o impacto "marginal" no rácio de alavancagem seja compensado "pela melhoria do perfil do negócio".

"Esperamos que a aquisição seja financiada pela combinação de capitais próprios e de recurso a uma facilidade de crédito ‘revolving’ da Altice Internacional", refere Colin Vittery, analista da Moody’s que acompanha a Altice, numa nota divulgada esta segunda-feira, 17 de Julho. A perspectiva é que 200 milhões dos fundos para a compra sejam obtidas através da linha de financiamento ‘revolving’ e 240 milhões através de capitais próprios, "levando a uma subida moderada" da alavancagem da empresa.

Em termos ajustados, a Moody’s estima que após a operação o rácio de alavancagem suba de 4,5 para 4,6 vezes, algo que considera "marginal" e que será "compensado pela melhoria do perfil de negócio".

Aquisição em linha com estratégia. Mas há riscos de execução

A Moody’s realça que a compra da Media Capital "está em linha com a sua estratégia de desenvolver uma oferta convergente de media e telecomunicações nos seus mercados principais, como Portugal". A agência espera que o negócio de capital seja integrado na Portugal Telecom. Mas realça que "a extensão desta integração não é ainda clara e há riscos de integração associados a esta operação".

Apesar desses riscos, a agência nota que este passo da Altice representa "uma abordagem consistente" ao negócio em Portugal já que servirá para "fornecer conteúdos adicionais para apoiar a marca Meo" e soma-se à compra de uma plataforma de publicidade on-line anunciada em Março de 2017.

Preço em linha com operações comparáveis

Em relação aos múltiplos de avaliação implícitos no preço pago pela Altice, a Moody’s defende que "estão em linha com transacções comparáveis". Sublinha que a transacção foi feita a 10,6 vezes o EBITDA de 2016. A agência notou que a Altice não antecipa constrangimentos na compra das posições minoritárias de 5,3% dispersas em bolsa e tem como cenário base que a transacção fique concluída no quarto trimestre deste ano.

A Moody’s tem um "rating" de B1, quarto nível de "lixo" para a Altice International com perspectiva estável. A agência antecipa que a compra seja feita através desta entidade do grupo Altice NV.

Ver comentários
Saber mais Collin Vetery Moody’s Altice NV Portugal Media Capital Altice Internacional Portugal Telecom Meo Altice International economia negócios e finanças Informação sobre empresas rating
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio