Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Juros de Portugal sobem para níveis de Julho e spread volta a superar os 200 pontos

Os juros da dívida portuguesa estão a subir para máximos de Julho e a afastar-se mais dos alemães, o que eleva para mais de 200 pontos base o prémio de risco exigido pelos investidores, numa altura em que os investidores aguardam pela definição do cenário político em Portugal.

Bruno Simão/Negócios
09 de Novembro de 2015 às 08:44
  • 53
  • ...

As taxas de juros implícitas na dívida portuguesa estão a subir em todos os prazos. A "yield" a 10 anos está a avançar 8,3 pontos base para 2,763%, o que corresponde ao valor mais elevado desde 14 de Julho. A subida desta manhã eleva para mais de 200 pontos base a diferença face à dívida alemã com a mesma maturidade e que se encontra nos 0,698%.

 

A taxa a cinco anos também está a subir 7,0 pontos para 1,446%, o que também é um máximo de Julho, e a dois anos o aumento é de 0,9 pontos para 0,279%.

 

A subida de juros está a ser registada um pouco por toda a Europa, mas com Portugal a liderar. A subida entre os restantes países europeus está relacionada com a perspectiva de aumento de juros nos EUA, com a Reserva Federal (Fed) a deixar indicações de que o poderá fazer já em Dezembro e os indicadores económicos a apontarem para um fortalecimento económico, que sustenta a perspectiva de aumento de juros.

 

Em Portugal a subida é mais acentuada do que nos restantes países, numa altura em que os investidores aguardam que o cenário político em Portugal se defina por completo. Em causa está o facto de os partidos de esquerda terem fechado acordos que permitirão ao PS governar com o apoio parlamentar do Bloco de Esquerda e do PCP.

 

Os acordos foram fechados dias antes do Executivo composto por PSD e CDS iniciar a discussão do programa do Governo no Parlamento. Com os acordos fechados à esquerda, será certo que o programa que hoje começa a ser apresentado por Passos Coelho no Parlamento será chumbado. Além disso será também certo que este Executivo cairá, com moções de rejeição do programa dos partidos da esquerda.


Os investidores aguardam agora pela definição do cenário político em Portugal, o que justifica que os juros portugueses subam mais do que entre os restantes países europeus.

Ver comentários
Saber mais juros dívida política economia Fed spread prémio de risco
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio