Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Bolsas europeias sobem, euro e petróleo recuam

A situação da Grécia continua a marcar a evolução dos mercados. Com os investidores a analisarem os últimos sinais dados pela Grécia, as bolsas europeias estão a ganhar terreno. Porém, o euro está a descer face ao dólar.

Reuters
01 de Julho de 2015 às 08:43
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 soma 0,42% para 5.575,26 pontos

Stoxx 600 avança 0,58% para 383,53 pontos

"Yield" 10 anos de Portugal recua 4,9 pontos base para 2,951%

Euro desce 0,31% para 1,1112 dólares

Petróleo negociado em Londres cai 1,26% para 62,79 dólares por barril

 

Bolsas europeias em alta

Os principais índices bolsistas europeus estão a negociar em terreno positivo esta quarta-feira, 1 de Julho. Os investidores estão a analisar os sinais dados pela Grécia depois de ter entrado em incumprimento face o Fundo Monetário Internacional. Esta terça-feira e com um referendo sobre as propostas dos credores agendado para 5 de Julho, o Governo grego decidiu apresentar um novo plano a Bruxelas: o prolongamento do actual programa, um terceiro resgate do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) e a reestruturação da dívida grega. Os ministros das Finanças do euro pediram mais informações a Atenas. Informações que deverão chegar aos ministros antes do encontro do Eurogrupo de hoje, marcado para as 16 horas.

Por esta altura, o índice de referência, o Stoxx 600, cresce 0,58%. Paris lidera as valorizações ao somar 0,90%, seguido do germânico DAX, que aprecia 0,87%. O PSI-20 valoriza 0,42%.

Na Ásia, o MSCI Ásia Pacífico sobe 0,3%. E no Japão, o Nikkei somou 0,46% e o Topix encerrou a subir 0,37%. A sessão em Tóquio foi marcada por ganhos e perdas com os investidores a avaliarem o impacto do atraso da Grécia. Além disso, o mercado esteve também atento a um inquérito do Banco do Japão que indica que a confiança entre os grandes produtores está a aumentar.

 

Juros da dívida portuguesa a dez anos abaixo dos 3%

Os juros da dívida portuguesa continuam a recuar nesta manhã de quarta-feira, à semelhança do que aconteceu na tarde de ontem. A "yield" das obrigações nacionais a 10 anos está a descer 4,9 pontos base para 2,951%.

  

Moeda única em queda pressionada pela Grécia

O euro está a desvalorizar 0,31% para 1,1112 dólares. O penalizar o comportamento da moeda única está o facto de a Grécia não ter reembolsado o Fundo Monetário Internacional em quase 1,6 mil milhões de euros. Ontem, data em que o pagamento devia ter sido feito, o Fundo comunicou que o pagamento estava "em atraso" e confirmou o pedido de adiamento do reembolso por parte do governo helénico.

 

Petróleo em queda penalizado pelo excesso de oferta

Os preços do petróleo regressaram às quedas esta quarta-feira, 1 de Julho. O West Texas Intermediate desce 1,68% para 58,47 dólares por barril e o Brent do Mar do Norte, que serve de referência para as importações nacionais, recua 1,26% para 62,79 dólares por barril.

Os preços da matéria-prima estão a ser pressionados pelo facto da oferta disponível por parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo estar a aumentar assim como a oferta norte-americana, o que faz com que o excesso da oferta mundial persista.

Ouro avança com investidores de olhos postos nas taxas de juro

Os preços do ouro estão a subir 0,17% para 1174,34 dólares por onça. A cotação do metal precioso avança numa altura em que os investidores avaliam o desfecho da crise grega. E numa altura em que procuram também perceber quando é que a Reserva Federal dos Estados Unidos vai subir as taxas de juro.

 

Destaques do dia

Grécia: FMI declara atraso no pagamento do empréstimo. Tal como era esperado, a Grécia não cumpriu o pagamento de quase 1,6 mil milhões de euros ao FMI. O Fundo comunicou que o pagamento estava "em atraso" e confirmou o pedido de adiamento do reembolso por parte do governo grego.

Europa condiciona terceiro resgate a resultado do referendoDois dias depois das conversações terem sido interrompidas e quando já chegava a hora do fim do programa grego, a Grécia pediu um terceiro resgate. O Eurogrupo aceitou negociar. Mas quer detalhes da nova proposta. Acordo pode conter medidas mais rigorosas.

Pedido de resgate ajuda BCE a manter banca ligada à máquinaO Banco Central Europeu reúne-se esta quarta-feira em Frankfurt. A manutenção, ou não, do apoio à banca grega será o principal tema em cima da mesa. Mas a resposta deverá ser um sim, ajudado pelo pedido de Atenas para um terceiro resgate.

Investidores dos fundos só vão pagar imposto das mais-valias. Os investidores de fundos vão passar a ser tributados no momento do resgate, ao contrário do que acontecia até agora. E apenas os ganhos vão pagar imposto. O novo regime fiscal vem equiparar gestoras nacionais e estrangeiras.

  

O que vai acontecer hoje

 

PMI na indústria da Zona Euro – É revelado o índice de gestores de compras (PMI) da Markit para a indústria da Zona Euro, relativo a Junho. Será conhecida a estimativa final, sendo que a expectativa dos analistas consultados pela Bloomberg é de que este índice tenha permanecido nos 52,5 pontos.

 

PMI na indústria dos EUA – Será conhecido o índice de gestores de compras (ISM) para a indústria dos EUA, relativo a Junho. A estimativa dos analistas consultados pela Bloomberg é de que o índice tenha aumentado de 52,8 para 53,1 pontos.

 

Emprego nos EUA – Sai o relatório do emprego ADP, relativo Junho. A previsão dos analistas aponta para um acelerar do ritmo de criação de empregos, passando de 201 mil no mês anterior para 210 mil em Junho.

 

Obrigações da Mota-Engil – Será realizada a apresentação de resultados da emissão de obrigações Mota-Engil Taxa Fixa Julho 2015/ Fevereiro 2020. A conclusão da operação será marcada pelo toque do sino por parte dos responsáveis da construtora.

 

Ver comentários
Saber mais abertura dos mercados petróleo Brent Crude West Texas Intermediate ouro euro Grécia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio