Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Taxa de carbono leva BP e Repsol a seguirem aumentos da Galp Energia (act.)

Depois de ter aumentado os preços em 2,5 cêntimos no primeiro dia do ano, a BP e a Repsol subiram-nos em mais 1,5 cêntimos, seguindo a aplicação da fiscalidade feita logo a um de Janeiro pela Galp Energia.

Bloomberg
02 de Janeiro de 2015 às 10:51
  • ...

A Galp Energia subiu os preços dos combustíveis de forma mais expressiva do que as concorrentes, mas isso foi o resultado de diferentes prazos no reconhecimento do impacto da fiscalidade nos valores de venda. A BP e a Repsol, que apenas tinham aumentado os valores em 2,5 cêntimos, subiram agora em mais 1,5 cêntimos os preços com a implementação da taxa de carbono, igualando a petrolífera liderada por Ferreira de Oliveira.

 

A um de Janeiro, a Galp Energia aumentou os preços em cerca de quatro cêntimos por litro, agravamento que reflectiu tanto a Contribuição para o Sector Rodoviário como a taxa de carbono, cuja portaria saiu já nas últimas horas de 2014. Foi a petrolífera que mais aumentou os preços, mas apenas porque foi a única a reconhecer as duas taxas. Agora, a BP e a Repsol fizeram uma nova actualização de valores para incorporar a taxa de carbono.

 

De acordo com os dados apresentados pela Direcção Geral de Energia e Geologia, nos postos da BP, tanto a gasolina como o gasóleo aumentaram em mais cerca de 1,5 cêntimos por litro, isto depois de terem subido apenas 2,5 cêntimos no primeiro dia do ano. Embora não seja visível através do "site" da DGEG, a Repsol também procedeu esta sexta-feira à introdução da taxa de carbono, o que fez aumentar os preços em cerca de 1,5 cêntimos.

 

A BP e a Repsol igualam assim a dimensão da subida aplicada pela Galp Energia, a única petrolífera que logo no primeiro dia implementou tanto a CSR como a taxa de carbono. Assim, na BP a gasolina está a ser vendida a 1,398 euros (igual à Galp) e a 1,393 euros no caso da Repsol. O gasóleo da BP apresenta um valor de 1,229 euros (1,234 euros na Galp), sendo o mesmo que está a ser praticado na maioria dos postos de abastecimento da Repsol.

 

(notícia actualizada às 12h00 com a informação sobre os aumentos dos preços na Repsol)

Ver comentários
Saber mais combustíveis gasolina gasóleo mercado cotações petróleo impostos taxa carbono
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio