Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal Telecom e Sonae fecham época de resultados

Eventual reestruturação da dívida da Grécia vai continuar a concentrar as atenções nos mercados financeiros

23 de Maio de 2011 às 09:53
  • ...
A Portugal Telecom e a Sonae SGPS fecham esta semana a época de resultados do primeiro trimestre na bolsa de Lisboa. Os números das duas empresas devem concentrar as atenções dos investidores em Lisboa, enquanto que a nível europeu a eventual reestruturação da dívida grega continua em destaque.

A operadora liderada por Zeinal Bava agendou para esta quinta-feira a divulgação dos resultados do primeiro trimestre. Os analistas antevêem que o mercado doméstico tenha continuado a pressionar os resultados líquidos. As receitas com a televisão e a Internet de banda larga não serão suficientes para compensar a quebra nas receitas nas comunicações fixas, diz o Santander.

Já amanhã a Sonae actualiza os investidores acerca do desempenho da empresa no primeiro trimestre. Tendo já a Sonaecom e a Sonae Sierra divulgado resultados, o enfoque estará sobre o desempenho das actividades de retalho e distribuição. O Santander prevê lucros líquidos de 10,8 milhões nos primeiros três meses do ano.

A época de resultados termina também no resto da Europa, destacando-se esta semana apenas os números da Ryanair, esta segunda-feira, e da britânica Tate & Lyle, na sexta-feira.

No plano macroeconómico, são também escassos os destaques na Zona Euro esta semana. O principal motivo de interesse surge no último dia da semana, quando o Eurostat divulga os índices de confiança de empresas e consumidores em Maio.

Já esta manhã é divulgado o índice PMI (índice de gestores de compras) relativo ao mês de Maio, um dos mais importantes indicadores da actividade empresarial da Zona Euro. E para o sector industrial, em particular, o Eurostat divulga amanhã o índice de novas encomendas ao sector, relativo a Março.

No outro lado do Atlântico, as atenções vão virar-se para o calendário económico, já que todas as principais empresas já apresentaram resultados trimestrais. Na sexta-feira são publicados os dados sobre o rendimento pessoal e consumo privado, relativos a Abril. Já a confiança dos consumidores será medida pela Bloomberg na quinta e pela Universidade do Michigan na sexta-feira.

Os investidores terão também oportunidade para tirar o pulso à situação do mercado imobiliário, com a publicação do índice de vendas de habitações em Abril na terça-feira.

O debate em torno do mercado de dívida continuará a dominar a agenda, com várias intervenções de responsáveis nacionais e europeus ao longo da semana. O tema obrigatório será a situação na Grécia, que nas últimas semanas tem conhecido importantes desenvolvimentos. Líderes europeus como Jean-Claude Juncker reconhecem agora que poderá ser necessário algum tipo de reestruturação da dívida grega.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio