Notícia
Telefónica já detém mais de 10% dos direitos de voto da PT
A Telefónica passou a deter uma percentagem de direitos de voto na Portugal Telecom superiora 10% em virtude da aquisição de acções próprias divulgada pela operadora portuguesa no passado dia 28 de Setembro, informou a operadora espanhola.
A Telefónica passou a deter uma percentagem de direitos de voto na Portugal Telecom superior a 10% em virtude da aquisição de acções próprias divulgada pela operadora portuguesa no passado dia 28 de Setembro, informou a operadora espanhola. Os espanhóis serão, assim, obrigados a vender acções na PT.
Os estatutos da Portugal Telecom impedem que uma operadora concorrente ultrapasse os 10% de direitos de voto.
Em 2005, esta situação já tinha ocorrido quando a PT executou o seu primeiro programa de recompra de acções próprias. Na altura chegou-se a pôr a hipótese da Telefónica ficar com mais de 10%, mas os espanhóis acabaram por ser obrigados a reduzir a sua posição o que também deverá acontecer desta vez.
De acordo com o comunicado publicado hoje no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a Telefónica detém 112.473.825 acções da Portugal Telecom correspondentes a 9,96% do capital. A posição dos espanhóis equivale a 10,96% dos direitos de voto.
A operadora liderada por César Alierta informou que "em virtude da aquisição de acções próprias divulgada pela PT em 28 de Setembro de 2007, passou a ser imputável à Telefónica uma percentagem de direitos de voto na PT superior a 10%".
As acções da PT [ptc] encerraram a subir 1,31% para 10,04 euros.