Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Siva penalizada depois da distribuição de dividendos

A Siva, empresa a operar no ramo automóvel, perdeu na sessão de hoje 5,04%. Esta descida vem confirmar a tendência de queda nas últimas sessões, facto que deriva dos ajustes na sua cotação da distribuição de dividendos de um euro (200 escudos) por acção.

30 de Março de 2000 às 20:00
  • ...
A Siva, empresa a operar no ramo automóvel, perdeu na sessão de hoje 5,04%. Esta descida vem confirmar a tendência de queda nas últimas sessões, facto que deriva dos ajustes na sua cotação da distribuição de dividendos de um euro (200 escudos) por acção no dia 23 de Março. Desde o inicio deste ano a Siva revela uma queda de 13,6%.

A Siva é uma das empresas que apresenta dos mais altos «dividend yield» aos accionistas, sendo que face à cotação de fecho de hoje este se situa nos 8,29%. O «payout», que este ano ascendeu a 87,7%, também é um dos mais elevados do mercado português.

Segundo analistas contactados pelo Canal de Negócios, a Siva é considerada pelos investidores como uma «pagadora de dividendos». Assim, nas semanas que antecedem a distribuição de dividendos, os investidores procuram os seus títulos, que a partir da data da distribuição «passam a ser menos apetecíveis para os investidores», adiantou um dos analistas. Processo este, a que as acções da Siva foram sujeitas no mês de Março, com a Siva a subir até uma semana antes da distribuição dos dividendos.

No entanto, os mesmos analistas que explicam a descida da cotação das acções pelo ajuste de um euro (200 escudos) nos resultados, atribuem-lhe recomendações de compra e forte compra. Um dos analistas contactados avançou com «price target» de 17,5 euros (3.508,4 escudos), até ao final do ano.

«A empresa está subavaliada», referiu um analista, que explica esta opinião pelas perspectivas de crescimento da empresa, com o lançamento, este ano, dos novos modelos o Volkswagen Polo e o Audi A2. Recorde-se que a marca Volkswagen, comercializada em Portugal pela Siva, ocupou o primeiro lugar de vendas de automóveis ligeiros no decorrer do mês de Janeiro deste ano. Outro factor a ter em conta são os resultados da Siva, que durante o exercício de 1999 obteve um crescimento dos lucros em 42%, atingindo os 34,4 milhões de euros (6,896 milhões de contos)

A Siva fechou a sessão a cotar nos 12,06 euros (2.417,8 escudos), a perder 5,04%.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio