Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Receitas de direitos de TV das ligas europeias subiram 8%

As cinco maiores ligas europeias encaixaram 5,2 mil milhões de euros com a venda de direitos televisivos na época 2014/2015. Um valor que representa um aumento de 8% e 48% do total das receitas, segundo a Deloitte.

Leicester foi o surpreendente campeão inglês.
02 de Junho de 2016 às 00:01
  • ...

Ao contrário da tendência registada pelos clubes portugueses, as contas dos restantes clubes europeu foram positivas. Na época 2014/2015 o mercado europeu de futebol encaixou mais de 22 mil milhões de euros em receitas, em grande parte impulsionadas pelos direitos de transmissão televisiva dos jogos.

De acordo com o estudo anual da Deloitte Football Finance, os contratos com os operadores de televisão contribuíram para aumentar as receitas das cinco maiores ligas europeias em 7% para um total de 12 mil milhões de euros.

A liga inglesa (Premier League) reforçou a liderança mundial em termos de proveitos, seguindo-se a Bundesliga (Alemanha) , a La Liga (Espanha), a Serie A (Itália) e a Ligue 1 (França). Não há dados para Portugal.

Só os direitos televisivos geraram 5,8 mil milhões de dólares (5,2 mil milhões de euros), um valor que representa um aumento de 8% e 48% do total das receitas das ligas.

Nos últimos anos , várias ligas têm optado por centralizar os direitos de futebol, o que tem gerado um maior retorno em termos de proveitos. Além disso, as operadoras de telecomunicações também têm apostado na aquisição de conteúdos exclusivos, com o futebol no topo das preferências.

Uma tendência que segundo Dan Jones, "partner" da Deloitte está para ficar: "Com os novos ciclos de acordos de direitos de transmissão, realizados no início das próximas duas épocas, com as cinco principais Ligas Europeias, o mercado europeu de futebol deverá ultrapassar os 25 mil milhões de euros na época de 2016/17."

Ver comentários
Saber mais Deloitte Football Finance Premier League La Liga Serie A Dan Jones futebol desporto direitos televisivos conteúdos desportivos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio