Notícia
Receitas de direitos de TV das ligas europeias subiram 8%
As cinco maiores ligas europeias encaixaram 5,2 mil milhões de euros com a venda de direitos televisivos na época 2014/2015. Um valor que representa um aumento de 8% e 48% do total das receitas, segundo a Deloitte.
Ao contrário da tendência registada pelos clubes portugueses, as contas dos restantes clubes europeu foram positivas. Na época 2014/2015 o mercado europeu de futebol encaixou mais de 22 mil milhões de euros em receitas, em grande parte impulsionadas pelos direitos de transmissão televisiva dos jogos.
De acordo com o estudo anual da Deloitte Football Finance, os contratos com os operadores de televisão contribuíram para aumentar as receitas das cinco maiores ligas europeias em 7% para um total de 12 mil milhões de euros.
Só os direitos televisivos geraram 5,8 mil milhões de dólares (5,2 mil milhões de euros), um valor que representa um aumento de 8% e 48% do total das receitas das ligas.
Nos últimos anos , várias ligas têm optado por centralizar os direitos de futebol, o que tem gerado um maior retorno em termos de proveitos. Além disso, as operadoras de telecomunicações também têm apostado na aquisição de conteúdos exclusivos, com o futebol no topo das preferências.
Uma tendência que segundo Dan Jones, "partner" da Deloitte está para ficar: "Com os novos ciclos de acordos de direitos de transmissão, realizados no início das próximas duas épocas, com as cinco principais Ligas Europeias, o mercado europeu de futebol deverá ultrapassar os 25 mil milhões de euros na época de 2016/17."