Notícia
Jogos do Benfica ficam na BTV na próxima época
A Nos anunciou esta segunda-feira que os jogos do Benfica em casa vão manter-se na BTV e o canal vai continuar a ser “premium”. A decisão aumenta a pressão sobre a Meo.
É oficial: os jogos do Benfica vão continuar a ser transmitidos pela BTV na próxima época. O anúncio foi feito esta segunda-feira pela Nos, operadora que comprou os direitos televisivos dos jogos em casa do clube da Luz bem como a distribuição da BTV por 400 milhões de euros no prazo máximo de 10 anos.
De acordo com o mesmo comunicado enviado às redacções, a BTV vai continuar a ser "premium". No entanto, a operadora liderada por Miguel Almeida não revela se os valores da mensalidade se vão manter.
A Nos ainda não tinha divulgado se iria manter os jogos do Benfica na BTV ou se voltariam a ser transmitidos na Sport TV, canal detido a meias pela operadora e por Joaquim Oliveira.
Em Dezembro do ano passado, Miguel Almeida tinha referido que ainda não tinham tomado qualquer decisão. Mas a permanência dos jogos na BTV não era o cenário mais provável.
Com este anúncio, o modelo de distribuição dos jogos de futebol ganhou novas formas. A bola agora está do lado da dona da Meo, que comprou os direitos televisivos do FC porto e a distribuição do Porto Canal.
Aliás, a decisão da Nos acontece no seguimento do braço de ferro com a Meo e na sequência do corte de sinal do Porto Canal na plataforma da Nos.
A informação avançada esta segunda-feira acontece também poucos dias depois de a Nos e a Vodafone terem assinado um memorando para a transmissão recíproca de direitos desportivos, bem como para a comparticipação dos custos (actuais e futuros) associados a estes conteúdos.
Este acordo não fecha a porta à entrada de outras operadoras, como a Meo que comprou os direitos do FC Porto, desde que "tal adesão seja efectuada nos termos e em condições idênticas às acordadas". Ou seja, desde que aceitem ceder os conteúdos desportivos que já tenham adquirido ou venham a comprar.
A permanência dos jogos na BTV, que a partir de Julho passa a ser distribuída pela Nos, aumenta a pressão sobre a Meo. Isto porque como a Sport TV não pode ser exclusiva de nenhum operador, por decisão da Autoridade da Concorrência, caso a Meo queira ter os jogos na sua plataforma a adesão ao memorando ganha nova importância. Além disso, o cotnrato da Meo para a distribuição da BTV termina no final de Junho.
Já a Vodafone garantiu a distribuição dos jogos do Benfica na sua plataforma com o memorando assinado com a Nos.