Notícia
Mercados asiáticos sobem impulsionados pelas petrolíferas
As bolsas asiáticas fecharam a sessão de hoje em alta, impulsionadas pelas empresas ligadas à indústria petrolífera que valorizaram depois do crude ter voltado a superar a fasquia dos 81 dólares. No Japão, o índice cresceu mais de 1%, depois da Moody’s te
As bolsas asiáticas fecharam a sessão de hoje em alta, impulsionadas pelas empresas ligadas à indústria petrolífera que valorizaram depois do crude ter voltado a superar a fasquia dos 81 dólares. No Japão, o índice cresceu mais de 1%, depois da Moody’s ter aumentado a notação de dívida da República.
Os mercados asiáticos terminaram a sessão em alta, com o MSCI a avançar 0,8% para os 169,15 pontos.
No Japão, o Nikkei 225 cresceu 1,64% para os 177.458,98 pontos e o mais abrangente Topix valorizou 1,17% para os 1.677,52 pontos.
Segundo a agência Blommberg, a Moody’s aumentou a notação financeira para a dívida soberana, por considerar que o governo local irá tomar medidas excepcionais para reduzir as despesas públicas.
A valorização do petróleo nos mercados internacionais também ajudou a impulsionar as bolsas da região, num dia em que o crude [CL1] em Nova Iorque volta a ganhar 0,21% para os 81,47 dólares.
Na Austrália, petrolífera a Woodside avançou 2,2% e no mercado chinês a PetroChina cresceu 0,8%.
A China Shenhua, a segunda maior empresa de extracção de carvão do país, disparou 11%, com recomendações favoráveis da UBS e do Deutsche Bank.