Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Máximos da Galp e do BES animam bolsa

A bolsa nacional fechou a valorizar, impulsionada essencialmente pela Galp e pelo BES, com ambas as empresas a tocarem novos máximos e com a petrolífera a registar a maior subida de sempre, acima de 5%. O PSI-20 apreciou 0,36%, renovando o valor mais elev

09 de Julho de 2007 às 16:56
  • ...

A bolsa nacional fechou a valorizar, impulsionada essencialmente pela Galp e pelo BES, com ambas as empresas a tocarem novos máximos e com a petrolífera a registar a maior subida de sempre, acima de 5%. O PSI-20 apreciou 0,36%, renovando o valor mais elevado de cerca de sete anos, numa sessão em que a Soares da Costa disparou mais de 6%.

O principal índice da bolsa nacional cotou nos 13.540,21 pontos, com nove acções a subir, as mesmas a cair e duas inalteradas. A bolsa acompanhou assim a tendência positiva registada hoje pelas congéneres europeias.

A principal responsável foi a Galp [galp pl] que apreciou 5,10% para os 10,93 euros, registando a maior subida desde que é cotada e renovando o máximo histórico ao tocar nos 11,02 euros.

Este é o segundo máximo histórico consecutivo da Galp que, na passada sexta-feira, tinha avançado mais de 8% e tocado nos 10,83 euros por acção. Com a valorização da última sessão, a petrolífera liderada por Ferreira Oliveira conquistou o estatuto de quarta maior cotada da bolsa em valor de mercado, destronando o Banco Espírito Santo (BES).

Hoje, a Galp aumentou a distância, em termos de valor de mercado, face ao banco liderado por Ricardo Salgado. À cotação actual, o mercado está a avaliar a Galp Energia em 9,08 mil milhões de euros, acima da capitalização bolsista do BES de 8,75 mil milhões de euros.

O Banco Espírito Santo [besnn] também contribuiu para a tendência, com uma valorização de 1,16% para os 17,46 euros depois de ter renovado o máximo histórico nos 17,53 euros.

Na restante banca, o Banco Comercial Português [bcp] caiu 1,48% para os quatro euros enquanto o Banco BPI [bpin] deslizou 1,03% para os 6,70 euros.

A travar maiores ganhos fechou ainda a Sonae SGPS [son] com uma queda de 0,48% para os 2,09 euros.

Pela positiva, o destaque vai para as acções da Soares da Costa que dispararam 6,48% para os 2,63 euros e tocaram um novo máximo histórico nos 2,67 euros.

A impulsionar as acções esteve a notícia avançada pelo "Expresso" de que a Soares da Costa está a negociar a compra de 20% que a Teixeira Duarte tem na Scutvias e 60% da empresa de parques de estacionamento CPE.

A corrigir dos fortes ganhos registados na passada sexta-feira estiveram hoje as acções da SAD do Benfica. O clube da Luz iniciou a semana a ganhar quase 10% mas fechou a perder 6,67% para os 4,21 euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio