Notícia
Liga espanhola quer levar clubes dos campos para a bolsa
Há clubes espanhóis a caminho da bolsa, anuncia o director da La Liga, liga espanhola de futebol. Já decorrem mesmo conversações entre clubes e bancos. Real Madrid e FC Barcelona não estão, contudo, entre as hipóteses.
"Temos contactado com operadores financeiros que trabalham na banca de investimento e com clubes interessados em trabalhar nesse plano. Nós estamos preparados e podemos oferecer o serviço de assessoria", assegura Javier Gomez, o director geral da liga espanhola. Javier Tebas, o presidente da mesma entidade, já havia revelado há alguns dias que contava ver "algum clube em bolsa" em 2020, avança o Cinco Días.
Real Madrid e FC Barcelona não estão, contudo, em condições de abandonar os relvados em direcção aos mercados financeiros. Isto porque não são sociedades anónimas – critério imprescindível para passarem a cotadas.
Olhando para a generalidade dos clubes, Javier Gómez assinala que para além de cumprirem os requisitos, "alguns mostraram interesse. O que os proprietários se têm de perguntar é se estão dispostos a abdicar do controlo sobre as acções".
Para o director geral da La Liga, a grande vantagem de integrar os clubes em bolsa seria uma "maior transparência" que, na sua opinião, implica também uma "maior credibilidade".