Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Iene fixa mínimo de oito meses com programa nuclear da Coreia do Norte

A divisa japonesa, o iene, tocou hoje no valor mais baixo dos últimos oito meses contra o dólar, depois do governo da Coreia do Norte ter afirmado que detonou a primeira bomba nuclear.

09 de Outubro de 2006 às 12:06
  • ...

A divisa japonesa, o iene, tocou hoje no valor mais baixo dos últimos oito meses contra o dólar, depois do governo da Coreia do Norte ter afirmado que detonou a primeira bomba nuclear.

O iene seguia a cair para os 119,09 ienes por dólar, depois de ter chegado a tocar no mínimo de 119,30 ienes por dólar, o valor mais baixo desde Fevereiro deste ano.

O iene segue também em queda face à moeda europeia, sendo agora necessários 150,14 ienes para adquirir um euro, contra os anteriores 149,96 ienes por euro. Aliás, a divisa japonesa está recuar face a 14 das 16 principais moedas mundiais.

Segundo os analistas citados pelas agências internacionais, a queda do iene só não foi mais acentuada porque hoje é feriado no país do "Sol Nascente".

A agência de notícias governamental da Coreia revelou que a Coreia do Norte "conduziu de forma segura e com sucesso um teste nuclear no subsolo". Os receios de que o país possa usar a sua capacidade nuclear contra os países vizinhos está a aumentar a tensão na região.

A 5 de Julho, a Coreia do Norte deixou a comunidade internacional em alerta máximo após ter testado diversos mísseis de longo alcance no Mar do Japão, mísseis esses que tinham capacidade para atingir não só os países da região como também solo norte-americano.

Nos primeiros dias deste mês, responsáveis da Coreia do Norte já tinham afirmado que levariam a cabo, brevemente, o primeiro teste nuclear, mas sem nunca referirem qual seria o "timming". Agora, resta saber qual será a reacção da comunidade internacional e, muito em particular, dos Estados Unidos ao evoluir da situação naquele país.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio