Notícia
Helicóptero de dinheiro do BCE "não é uma possibilidade"
Erkki Liikanen, um dos membros do BCE, argumenta que o helicóptero de dinheiro não é uma possibilidade em cima da mesa. Opção nem sequer foi discutida.
A hipótese do Banco Central Europeu (BCE) injectar dinheiro directamente na economia tem vindo a ser avançada nos últimos meses, mas esta hipótese não está em cima da mesa. A garantia é de um dos membros da autoridade monetária europeia, Erkki Liikanen, que refere que esta possibilidade não foi sequer colocada no encontro da semana passada.
"Esta é uma velha, teórica discussão", referiu Erkki Liikanen quando questionado sobre a possibilidade do BCE avançar com a ideia do chamado helicóptero de dinheiro, numa entrevista citada pela Reuters. O mesmo responsável garantiu que esta hipótese não foi discutida na reunião de política monetária que decorreu na última quinta-feira, 2 de Junho.
Erkki Liikanen não é o primeiro membro do BCE a descartar um helicóptero de dinheiro na região. O governador do banco central de França, François Villeroy de Galhau, disse nesta quarta-feira, 8 de Junho, que não concorda com a ideia de o Banco Central Europeu (BCE) injectar directamente liquidez na economia e assegurou que essa opção extrema, conhecida por "helicópteros de dinheiro", não consta das que são consideradas legítimas por Frankfurt para tentar acelerar a inflação e o crescimento económico.
"Helicópteros de dinheiro" trariam mais desvantagem do que benefícios, disse. "Não precisamos deles e não estão sobre a mesa". "Nem todos os instrumentos não-convencionais são legítimos", acrescentou.
A especulação em torno da injecção de dinheiro na economia surge num momento em que muitos consideram que o BCE está a ficar sem opções para revitalizar a economia na região e sustentar a subida da inflação. É que apesar das taxas em "terreno negativo" e outras medidas, que incluem programa de compra de activos inéditos, a inflação permanece em níveis negativos.