Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Greenspan diz que bancos asiáticos terão de interromper compra de dólares

Os bancos centrais da China e do Japão estão perto do ponto onde terão de parar as compras «extraordinárias» de dólares, afirmou o presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Alan Grenspan, acrescentando que quando isso acontecer, tal não signifi

02 de Março de 2004 às 19:59
  • ...

Os bancos centrais da China e do Japão estão perto do ponto onde terão de parar as compras «extraordinárias» de dólares, afirmou o presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Alan Grenspan, acrescentando que quando isso acontecer, tal não significa que «o dólar cairá automaticamente» nem que a Fed subirá as taxas de juro.

Os bancos centrais do Japão, da China e de outros países asiáticos compraram 240 mil milhões de dólares (192,89 mil milhões de euros) desde o início de 2002, num esforço para travar os ganhos das suas moedas face à divisa dos Estados Unidos. No entanto, Alan Greenspan considera que as economias asiáticas não suportam este tipo de intervenção monetária durante muito mais tempo. O presidente da Fed afirmou também que não são as intervenções monetárias da Ásia que têm levado o euro a valorizar face ao dólar.

No último ano, o dólar caiu cerca de 15% face ao euro e 7% contra o iene, arrastado em parte pelas preocupações dos investidores em relação ao défice da balança corrente dos Estados Unidos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio