Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Famílias retiram três mil milhões da banca em março. Aposta em certificados de aforro cresce

Os depósitos das famílias nos bancos descem pelo terceiro mês consecutivo - menos três mil milhões de euros - em relação a fevereiro, enquanto os certificados de aforro aumentam. Crédito à habitação abranda pelo oitavo mês consecutivo.

Os juros dos depósitos caíram pelo segundo mês consecutivo, tendo atingido       os 0,05% em setembro, segundo dados do Banco de Portugal.
Tiago Sousa Dias
02 de Maio de 2023 às 11:25
  • 2
  • ...
As poupanças das famílias nos bancos diminuíram em março pelo terceiro mês consecutivo, à medida que os investidores procuravam outros meios como os certificados de aforro.

"Em março de 2023, o stock de depósitos de particulares nos bancos residentes reduziu-se pelo terceiro mês consecutivo. No final do mês, totalizava 174,8 mil milhões de euros, menos três mil milhões de euros do que no final de fevereiro. No mesmo período, as subscrições líquidas de certificados de aforro aumentaram 3,5 mil milhões de euros", segundo um relatório sobre os empréstimos e depósitos dos bancos do Banco de Portugal (BdP).

Já em relação ao período homólogo a taxa também caiu pela primeira vez desde 2017. O decréscimo de 0,3% face a março de 2022 reflete o abrandamento do crescimento dos depósitos já desde novembro de 2022.

No caso das empresas, os depósitos aumentaram 900 milhões de euros em relação a fevereiro  para 65 mil milhões de euros e registaram um crescimento de 9,1% relativamente ao mesmo mês do ano passado. Já em comparação ao período homólogo, a tendência foi de abrandamento, com estes a cerscer 2,6% relativamente a março de 2022 em relação a uma subida de 5,1% em fevereiro. 

Crédito à habitação abranda pelo oitavo mês consecutivo

Relativamente ao crédito, o montante total de empréstimos para habitação foi de 99,7 mil milhões de euros no final de março, uma queda de 100 milhões de euros face ao registado em fevereiro. "A concessão destes empréstimos desacelerou, relativamente ao mês homólogo do ano anterior, pelo oitavo mês consecutivo: a taxa de variação anual passou de 4,8% em julho de 2022 para 1,9% em março de 2023.", refere o Banco de Portugal.

Já os empréstimos ao consumo totalizavam 20,6 mil milhões de euros em março, o que reflete um crescimento de 4,6% relativamente a março de 2022.

Além disso, o montante de empréstimos concedidos pelos bancos às empresas manteve-se em 74,6 mil milhões de euros face ao registado em fevereiro, embora tenha enfrentado a terceira queda mensal consecutiva face ao período homólogo (-1%), sendo que a redução "foi mais expressiva nas grandes empresas e nos setores da eletricidade, gás e água, do alojamento e restauração e das indústrias transformadoras", especifica o BdP.

Notícia atualizada às 11h49 
Ver comentários
Saber mais certificados de aforro bancos empréstimos depósitos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio