Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro recua após aumento do desemprego na Alemanha

O euro cedia 0,18% face ao dólar, diluindo parcialmente os ganhos registados nas sessões anteriores, depois da taxa de desemprego alemã ter aumentado em Setembro pelo oitavo mês desde o início do ano.

09 de Outubro de 2001 às 17:51
  • ...
O euro cedia 0,18% face ao dólar, diluindo parcialmente os ganhos registados nas sessões anteriores, depois da taxa de desemprego alemã ter aumentado em Setembro pelo oitavo mês desde o início do ano.

A moeda única negociava nos 0,9189 dólares, depois de ter encerrado ontem a valer 0,9205 dólares.

A taxa de desemprego na Alemanha cresceu em Setembro para os 9,4%, contra os 9,3% atingidos no mês anterior, como número de desempregados a aumentar em 20 mil, segundo dados divulgados hoje pelo Governo germânico.

Os analistas receiam que a tendência de aumento do número de desempregados na maior economia da Zona Euro se agrave nos próximos meses, reflectindo os efeitos dos atentados de 11 de setembro contra os Estados Unidos (EUA).

O mercado norte-americano é responsável por mais de 10% das exportações germânicas, pelo que, caso se confirmem as expectativas de contracção nos gastos dos consumidores dos EUA, as empresas germânicas poderão reduzir a sua produção, para compensar a diminuição das vendas.

No mês de Agosto, a produção industrial da Alemanha apresentou um incremento de 2% face a Julho, mas os analistas acreditam que, face aos recentes ataques terroristas, este crescimento não deverá ter sequência nos meses seguintes.

Os sinais de abrandamento da economia alemã, que representa cerca de 33% do produto interno bruto (PIB) da Zona Euro, poderão levar o Banco Central Europeu (BCE) a considerar novos cortes de taxas de juros, na tentativa de impulsionar o crescimento económico nos países que partilham a moeda única.

O BCE vai reunir na próxima quinta-feira, com os analistas a acreditarem que a autoridade monetária europeia irá diminuir o preço do dinheiro em 25 pontos base.

Desde o início do ano, o BCE efectuou duas reduções na sua taxa directora, num total de 75 pontos base, para os actuais 3,75%.

A descida dos juros costuma estimular a economia, através da redução dos encargos afectos à contracção de financiamentos, permitindo aos particulares e empresas aumentarem os seus níveis de consumo e investimento.

Cada euro vale 200,482 escudos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio