Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

“Contact centers” valem 115 mil empregos e faturam 3,7 mil milhões em Portugal

Cerca de metade das receitas registadas ano passado corresponderam a exportações, realça a associação do setor, que promove esta quinta-feira uma conferência, no Europarque, subordinada ao tema “Inteligência Artificial e Emoção Humana: Um Diálogo Necessário”.

  • 1
  • ...

A indústria de "contact centers" em Portugal fechou 2023 com cerca de 115 mil pessoas, mais cerca de 11 mil do que no ano anterior,  enquanto a faturação do setor cresceu mais de 20% para 3,7 mil milhões de euros, dos quais 1,8 mil milhões correspondem a exportação de serviços.

 

Estes são números fornecidos ao Negócios pela Associação Portuguesa de Contact Centers (APCC), que promove esta quinta-feira, 17 de outubro, no Europarque, em Santa Maria da Feira, uma conferência subordinada ao tema "Inteligência Artificial e Emoção Humana: Um Diálogo Necessário".

 

Em termos geográficos, "mantém-se a predominância de em Lisboa, Porto e Braga, sendo que a região onde houve o maior reforço da presença de ‘contact centers’ foi o Distrito do Porto, com um crescimento de 5% face ao total de recursos humanos a nível nacional", realça a APCC.

 

Segundo a mesma fonte, "verifica-se que 30,8% dos trabalhadores do setor têm formação superior completa e 7,5% frequentam o Ensino Superior", contra 30% e 15%, respetivamente, em 2022.

 

Por género, "predomina o feminino tanto entre os operadores, com 66%, como entre os supervisores, com 61%"

 

Quanto à distribuição por escalão etário, "predomina o escalão dos 25 aos 40 anos".

 

Relativamente aos regimes contratuais, "continua a predominar o contrato sem termo, com 50,7%", enquanto "o trabalho temporário reduziu de 5,6% para 3,4%, e os regimes de prestação de serviços de 1,6% para 0,7%".

 

Os setores de atividade económica mais presentes na amostra são a saúde, o comércio, os bancos e outras instituições financeiras, assim como as seguradoras.

 

Ver comentários
Saber mais contact centers apcc europarque inteligência artificial
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio