Notícia
Merlin Properties e Edged Energy arrancam obras de campus de "data centers" de IA em Vila Franca de Xira
A Merlin Properties e a Edged Energy indicam que o campus será construído em várias fases, devendo a primeira unidade estar operacional em 2027.
A Merlin Properties e a Edged Energy iniciaram as obras de construção de um "campus de data centers" de inteligência aritfical (IA) com uma potência de 180 MW em Vila Franca de Xira, indicaram esta quarta-feira as empresas em comunicado.
"A construção do campus terá várias fases, estando previsto que a primeira unidade esteja operacional em 2027", indicam as empresas.
O campus situa-se "ao lado da estação ferroviária de Castanheira do Ribatejo" e contará com "cinco data centers de classe mundial, projetados
para fornecer 180MW de potência crítica, utilizando 100% de energia renovável".
"Portugal sempre foi um mercado estratégico para a Merlin, representando uma parte significativa do nosso portefólio, com ativos no valor de cerca de 1,2 mil milhões de euros em escritórios, logística e centros comerciais. Estes data centers, como nova classe de ativos que está a impulsionar o crescimento da empresa, irão colocar Portugal numa posição de destaque. O país beneficia de uma localização privilegiada para comunicações por cabos submarinos, uma rede elétrica robusta e energia renovável, num ambiente que favorece o investimento, promove a inovação e oferece fundamentais económicos altamente atrativos", sublinha Ismael Clemente, diretor executivo e fundador da Merlin Properties, citado no comunicado.
A Merlin-Edged tem como objetivo aumentar a capacidade elétrica do complexo, com o objetivo de atingir até 300 MW de potência crítica a longo prazo.
"A nossa missão é desenvolver data centers com impacto positivo, e estamos orgulhosos por contribuir para o rápido crescimento da economia digital em Portugal. A região oferece uma conectividade de fibra excecional, com 10 cabos submarinos intercontinentais próximos de Lisboa, além de um forte compromisso com a produção de energia renovável e o design sustentável. É uma abordagem que se alinha perfeitamente com os nossos esforços para
combater as alterações climáticas através da inovação. Juntos estamos a desenvolver soluções sustentáveis que atendem às necessidades do tech hub da região, ao mesmo tempo que protegemos e preservamos os preciosos recursos naturais locais", explica Jakob Carnemark, diretor executivo da Edged Energy e fundador da Endeavour, igualmente citado no comunicado.