Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro desce com PIB pior que esperado na Alemanha

O euro recuava 0,26% face ao dólar, depois do produto interno bruto (PIB) da Alemanha ter apresentado uma contracção maior que a esperada no último trimestre de 2001, gerando receios sobre a evolução da economia europeia.

17 de Janeiro de 2002 às 17:08
  • ...
O euro recuava 0,26% face ao dólar, depois do produto interno bruto (PIB) da Alemanha ter apresentado uma contracção maior que a esperada no último trimestre de 2001, gerando receios sobre a evolução da economia europeia.

A moeda única [EUR] cotava nos 0,8808 dólares e registava uma desvalorização de 0,27% relativamente à divisa nipónica, ao negociar nos 116,35 ienes.

O PIB da Alemanha, a maior economia da Zona Euro, aumentou 0,6% em 2001, registando o menor crescimento dos últimos oito anos, em consequência do abrandamento do consumo interno e da economia norte-americana.

O instituto federal de estatísticas alemão não forneceu os dados sobre a evolução do PIB no quarto trimestre de 2001, mas os analistas citados pelas agências internacionais estimam que a economia germânica encolheu 0,4% entre Outubro e Dezembro, tendo em conta os dados divulgados para o conjunto do ano.

No terceiro trimestre de 2001, o PIB alemão havia registado uma contracção de 0,1%, pelo que a queda verificada no último trimestre do ano colocou a economia da Alemanha em recessão técnica.

A descida do euro na sessão de hoje estava também relacionada com o reforço das expectativas de recuperação da economia norte-americana, o que estava a prejudicar a cotação da moeda europeia face ao dólar.

O número de novos pedidos de subsídio de desemprego nos Estados Unidos diminuiu na semana passada em 14 mil, face ao aumento de 25 mil previsto pelos analistas, colocando total de novos pedidos nos 384 mil, o valor mais baixo em cinco meses.

Segundo os analistas, estas dados indiciam que o emprego está a recuperar na maior economia mundial, o que poderá reflectir-se positivamente no poder de compra dos consumidores, e consequentemente no consumo, que representa cerca de 75% do PIB norte-americano.

Cada euro vale 200,482 escudos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio