Notícia
Cinco explosões na Turquia assustam mercados (act2)
Ocorreram hoje cinco fortes explosões na cidade turca de Istambul, que danificaram os escritórios do HSBC e o consulado britânico e provocaram, pelo menos, 13 mortos. Os mercados reagiram de imediato em queda e o índice de acções da Turquia deslizou mais
Ocorreram hoje cinco fortes explosões na cidade turca de Istambul, que danificaram os escritórios do HSBC e o consulado britânico e provocaram, pelo menos, 13 mortos. Os mercados reagiram de imediato em queda e o índice de acções da Turquia deslizou mais de 7%, antes de ser suspensa a negociação.
Segundo as agências internacionais, pelo menos cinco explosões ocorreram hoje na cidade turca de Instambul. No passado fim de semana a Turquia já tinha sido de um atentado terrorista.
O facto destas explosões terem ocorrido em lugares diferentes e em poucos minutos indiciam que terá sido um ataque terrorista de «grande envergadura».
Uma delas ocorreu nos escritórios do banco britânico HSBC e terá provocado a destruição parcial do edifício, pelo menos três mortos e muitos feridos graves. E a explosão terá sido provocado por um «carro-bomba».
Outros duas explosões ocorreram perto do consulado britânico em Instambul e há já noticias de pelo menos 10 mortos neste local, bem como inúmeros feridos.
As outras explosões terão ocorrido em áreas residenciais na parte este da cidade. A primeira explosão foi sentida às 10h55, horas locais.
A principal índice da Bolsa turca, o National Index, registou uma queda máxima de 7,4%, antes da negociação ter sido suspensa devido aos atentados.
Os mercados reagiram de imediato a estes aparentes atentados terroristas, com as bolsas a registarem quedas, tal como o dólar e a libra inglesa.
Depois de uma abertura com ganhos, os principais índices europeias verificavam perdas já superiores a 1%. Em Lisboa o PIS-20 descia 0,74%.
O euro valorizava 0,40% para os 1,1923 euros.