Notícia
Aquisições de empresas animam Wall Street
As praças norte-americanas encerraram em alta, num dia de volatilidade, sustentadas pelas notícias no domínio das fusões e aquisições.

A abertura foi altista, devido ao facto de as cotações de muitos títulos serem consideradas atractivas para investimento, por permanecerem abaixo da média dos seus resultados previsíveis. No entanto, a queda no sector tecnológico colocou os índices bolsistas no vermelho, com destaque para o Nasdaq. Mas o optimismo em relação às fusões e aquisições acabou por falar mais alto e só a bolsa tecnológica cedeu ligeiramente, fechando em níveis semelhantes aos de sexta-feira.
Em contrapartida, o índice tecnológico Nasdaq desvalorizou 0,01%, a negociar nos 2.789,19 pontos.
A Newmont Mining ajudou a liderar a subida entre os títulos das matérias-primas, depois de a Minmetals Resources ter oferecido 6,5 mil milhões de dólares pela compra da Equinox Materials.
A Molycorp, por seu turno, disparou 12% depois de ter comprado uma posição maioritária numa empresa europeia.
A General Electric também esteve a subir, sustentada pelas declarações do seu CEO, Jeff Immelt, que disse que a empresa irá oferecer turbinas de gás à Tokyo Electric Power para atender ao problema dos cortes de energia na capital japonesa e arredores.
A Tower Semiconductor fechou igualmente em alta, depois de ter anunciado que pondera comprar as instalações de fabrico da Micron Technology na cidade japonesa de Nishiwaki.
Do lado negativo estiveram as tecnológicas HP e Intel, penalizadas pelo anúncio da Associação da Indústria dos Semicondutores de que as vendas médias de três meses caíram 1,1% em Fevereiro.