Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Analistas: Prémio de entrada na Oi é elevado mas pode criar valor

O Bernstein antecipa o pagamento de um dividendo de um euro por acção pela PT, depois do negócio que "apesar do elevado prémio" pode criar valor para os accionista.

28 de Julho de 2010 às 11:14
  • 9
  • ...
A Portugal Telecom terá chegado a acordo para entrar no capital da Oi, com 23% da operadora por 3,75 mil milhões de euros e irá vender a sua posição na Vivo do Brasil à Telefónica por 7,5 mil milhões de euros, segundo noticiou ontem o Negócios.

“A gestão da PT merece crédito por ter preservado o negócio e extraído máximo valor”, mas vai ter de entregar parte do valor criado no negócio, explica a nota de investimento do Bernstein Research, que refere que a generalidade das operadoras brasileiras sabe “quanto dinheiro a PT tem no bolso” e que a operadora quer ficar no Brasil.

Ainda assim, a entrada da PT no capital da Oi poderá ser criadora de valor “apesar do elevado prémio”, se a PT conseguir comprar a sua posição na operadora através de uma participação na Tele Norte Leste. “O problema é vai permanecer considerável incerteza quanto à criação de valor devido à complicada estrutura accionista” da Oi.

Já o BPI refere que “apesar de parecer um valor enorme para se pagar por uma participação minoritária sem controlo ou controlo partilhado”, a notícia é “positiva se confirmada”. De facto, se for confirmado um aumento de capital da Telemar Participações, os actuais detentores do controlo da operadora perdem o controlo da operadora.

Ainda que o banco de conclua que a PT está a pagar um prémio "elevado" de 2,5 mil milhões de euros, que é parcialmente justificado pelo facto de a Oi estar com problemas de “governance”, que podem justificar o pagamento de um prémio. “Além disso, a experiência da PT na Vivo pode ser benéfica para a operadora móvel da Oi, que se tem debatido para apresentar um bom desempenho”.

A experiencia da PT na Vivo pode ser benéfica para a unidade móvel da Oi, que se tem debatido para apresentar um bom desempenho.

Pedro Pinto Oliveira no Iberian Daily do BPI desta manhã.
O preço-alvo do BPI para a PT é de 8,30 euros, que coincide com o preço a que as acções da PT encerraram a sessão de ontem. Já os analistas do Bernstein estimam que a operadora portuguesa venha a valer 8,45 euros a 9,45 euros, que se podem decompor em 4,95 euros do negócio doméstico da Portugal Telecom, 1 euros do dividendo especial e 2,5 a 3,5 euros por acção, que provêm da participação na Oi.

Se o negócio se realizar, a Portugal Telecom será o maior accionista com 23% da Oi e Andrade Gutierrez terá 14,89% da operadora brasileira. La Fuente deterá 14,89% e a Fundo Atlântico com 8,86%, enquanto a BNDESPar mantém um posição de 12,98%. A Previ será dona de 9,97% das acções, a Petros e a Funcef terão 7,7% cada um.

As acções da cotada liderada por Zeinal Bava ainda não negociaram hoje, porque estas foram suspensas antes da abertura da bolsa, até que a cotada divulgue informação sobre o negócio.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio