Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura de mercados: Tsipras voa para Bruxelas e Varoufakis vai ao BCE

Os mercados vão estar hoje atentos ao périplo dos líderes gregos pela Europa. Tsipras e Varoufakis estiveram em Roma na terça-feira onde se encontraram com os seus homólogos italianos.

04 de Fevereiro de 2015 às 08:13
  • 4
  • ...

O primeiro-ministro Alexis Tsipras vai rumar a Bruxelas esta quarta-feira, 4 de Janeiro, para se reunir com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. Enquanto isso, o ministro das Finanças Yannis Varoufakis voa até Frankfurt para se encontrar com o líder do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi. Na quinta-feira, é a vez de Varoufakis ir até Berlim para se reunir com Wolfgang Schäuble, o ministro das Finanças de Angela Merkel.

 

Os mercados aliviaram ontem a pressão sobre a Grécia, depois de Atenas recuar no seu plano inicial de reestruturação de dívida. A bolsa de Atenas subiu mais de 12% na sessão anterior e as taxas de juro da dívida recuaram mais de 100 pontos base. em duas sessões o índice grego saltou 16%, o maior ganho de dois dias desde 1990.

 

Olhando para os mercados asiáticos, os principais índices japoneses fecharam em alta. O Nikkei 225 subiu 1,98% e o Topix ganhou 1,77%. A ajudar estas valorizações esteve o sector da banca nipónica.

 

Nos mercados internacionais de petróleo, o preço do barril está em queda: o West Texas Intermediate desce 1,55% para 52,23 dólares em Nova Iorque e o Brent recua 0,66% para 57,53 dólares em Londres.

 

A queda do petróleo acontece depois de uma série de ganhos nas quatro últimas sessões, a maior valorização em quatro sessões desde Janeiro de 2009. A queda acontece num dia em que dados oficiais deverão mostrar que as reservas de petróleo nos Estados Unidos aumentaram 2,6% na última semana em 3,25 milhões de barris. O país é o maior consumidor mundial e o aumento das reservas demonstra que a procura está a dar sinais de abrandamento.

 

Em Portugal, o Santander Totta vai anunciar os seus resultados de 2014 pelas 12 horas. A casa mãe espanhola, o Santander, alcançou 5.816 milhões de euros em lucro no ano passado, mais 39,3% face a período homólogo.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio